Nação Rubro-Negra em cultivo: análise do programa sócio-torcedor do Clube de Regatas do Flamengo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrtiz, Anderson de Almeida Cano-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Lilian Soares Pinto de Souza-
Autor(es): dc.contributorBastos, Lucas Lopes Albuquerque-
Autor(es): dc.creatorNovaes, João Lucas Fernandes Magalhães de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35792-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920155-
Descrição: dc.descriptionPartindo do processo de mudanças nos formatos e nas práticas mercadológicas que cercam o futebol, o estudo tem como objetivo analisar as políticas, as estratégias, as práticas e as ferramentas utilizadas pelo Clube de Regatas do Flamengo no seu programa de sócio-torcedor Nação. O clube admite que o programa tem a finalidade de promover a ampliação das receitas financeiras por meio da fidelização do torcedor. Dessa forma, na revisão teórica são abordados conceitos referentes ao marketing esportivo e ao marketing de relacionamento, ambos inseridos no contexto do futebol brasileiro, especificando as aplicações no caso do Flamengo, com análises do processo de estruturação do programa. Igualmente, busca-se compreender ao se desenvolver o programa de relacionamento qual é a percepção dos torcedores quanto aos formatos oferecidos. Para isso, além da pesquisa bibliográfica e documental, fase exploratória do estudo, foram aplicadas entrevistas em profundidade com três torcedores associados ao programa de sócio-torcedor. O achado principal indica que o programa é bem-sucedido em sua execução, encontrando-se no limite máximo de sua proposta de valor dadas as circunstâncias atuais. Ao invés de trazer mais sócios, é nítido que o programa Nação limita o acesso de novos sócios, visto que há um gargalo na principal recompensa, o ingresso. Torna-se necessário, portanto, desenvolver novas possibilidades de geração de valor, o que justifica ações mais ousadas do clube, como por exemplo, a construção de um estádio próprio em que o torcedor se perceba como parte da realização deste sonho.-
Descrição: dc.descriptionStarting from the process of changes in formats and marketing practices surrounding football, the study aims to analyze the policies, strategies, practices, and tools used by the Clube de Regatas do Flamengo in its membership program, Nação. The club acknowledges that the program's purpose is to enhance financial revenues through fan loyalty. Thus, the theoretical review addresses concepts related to sports marketing and relationship marketing, both within the context of Brazilian football, specifying their applications in the case of Flamengo, with analyses of the program's structuring process. Additionally, the study seeks to understand the fans' perception of the offered formats when developing the relationship program. For this purpose, beyond the bibliographic and documentary research—an exploratory phase of the study— in-depth interviews were conducted with three members of the membership program. The main finding indicates that the program is successful in its execution, reaching the maximum limit of its value proposition given the current circumstances. Instead of bringing in more members, it is evident that the Nação program limits access for new members, as there is a hindrance in the main reward, the ticket. Therefore, it is necessary to develop new value-generating possibilities, which justifies bolder actions from the club, such as the construction of a new stadium where fans perceive themselves as part of realizing this dream.-
Descrição: dc.description67 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSócio-torcedor-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de relacionamento-
Palavras-chave: dc.subjectClube de Regatas do Flamengo-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nação-
Palavras-chave: dc.subjectTorcedor desportivo-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de relacionamento-
Palavras-chave: dc.subjectClube de Regatas do Flamengo-
Palavras-chave: dc.subjectMembership program-
Palavras-chave: dc.subjectSports marketing-
Palavras-chave: dc.subjectRelationship marketing-
Palavras-chave: dc.subjectClube de Regatas do Flamengo-
Palavras-chave: dc.subjectNação Program-
Título: dc.titleNação Rubro-Negra em cultivo: análise do programa sócio-torcedor do Clube de Regatas do Flamengo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.