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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Cauê Torres de Oliveira Guedes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Júlio César Martins da | - |
| Autor(es): dc.creator | Fonseca, Eric de Abreu | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35830 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920149 | - |
| Descrição: dc.description | O ensino de Química nas escolas brasileiras enfrenta desafios significativos devido ao predomínio do método tradicional expositivo, que muitas vezes não consegue engajar os alunos de maneira eficaz. Esta monografia aborda a importância de superar essas limitações para promover um maior engajamento dos estudantes e aprendizagem significativa. A literatura sobre o tema aponta que metodologias ativas e lúdicas podem melhorar a compreensão e o interesse dos alunos. Diante disso, este trabalho realizou aplicação do jogo didático "QuimiQuest", desenvolvido para revisar os conteúdos de funções inorgânicas (hidróxidos, ácidos, sais e óxidos) de forma interativa e colaborativa. O jogo foi aplicado nas turmas 2001 e 2002 do Colégio Universitário Geraldo Reis. Os resultados indicam efetiva e engajada participação dos alunos durante a atividade, corroborada pelos relatos positivos e questionário diagnóstico, no qual 100% dos alunos manifestaram interesse em aprender através de jogos didáticos. Concluímos que a implementação de metodologias ativas como o QuimiQuest pode proporcionar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e eficaz, contribuindo para a formação de alunos mais motivados e engajados. | - |
| Descrição: dc.description | The Chemistry teaching in Brazilian schools faces significant challenges due to the predominance of traditional expository method, which often fail to effectively engage students. This study addresses the importance of overcoming these limitations to foster greater student engagement and meaningful learning. The literature suggests that active and playful methodologies can improve students' understanding and interest. In this way we proposed the implementation of the didactic game "QuimiQuest," designed to review inorganic chemistry functions (hydroxides, acids, salts, and oxides) in an interactive and collaborative manner. The game was applied to 2001 and 2002 classes of Colégio Universitário Geraldo Reis. The results indicate efective and engaged student participation during the activity, supported by positive feedback and a diagnostic questionnaire, in which 100% of the students expressed interest in learning through didactic games. We conclude that implementing active methodologies like QuimiQuest can provide a more dynamic and effective learning environment, contributing to the development of more motivated and engaged students. | - |
| Descrição: dc.description | 58 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química, Metodologias Ativas, Jogos Didáticos, Aprendizagem Significativa e QuimiQuest | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química, Jogo educativo, Ensino interativo, Processo de ensino-aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemistry Teaching, Active Methodologies, Didactic Games, Meaningful Learning, QuimiQuest | - |
| Título: dc.title | Jogando com a Química: QuimiQuest | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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