A questão ambiental e os discursos veganos: narrativas e produção de sentidos nas mídias sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Denise Tavares da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0641026140583587-
Autor(es): dc.contributorFelix, Carla Baiense-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2716034436852580-
Autor(es): dc.contributorMiguel, Katarini Giroldo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2111725979035905-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1460447607886197-
Autor(es): dc.creatorGomes, Bruna de Saldanha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34387-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920143-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa foca nas disputas narrativas e produção de sentidos sobre veganismo que ocorrem nas mídias sociais, cotidianamente, definindo o Instagram e o YouTube como loci do estudo proposto. A hipótese que mobiliza a investigação é que tais embates dialogam e/ou explicitam o atual cenário social, político e econômico do país, na relação que este mantém com a crise ambiental. Os parâmetros que guiam a abordagem são: a) a ideia de que as redes sociais, em função do processo de midiatização da sociedade (SODRÉ, 2002), são espaços que permitem delimitar visões e versões dos movimentos sociais, no caso, o veganismo; b) cartografar e analisar essas produções permitem distinguir diferenças, aproximações e desafios à militância vegana que pensa o movimento como não limitado à mudança alimentar; e, c) há hoje, no Brasil, uma série de iniciativas e projetos de resistência que são pautados por uma nova relação com a natureza, conforme colocam, entre outros, o Bem Viver (ACOSTA, 2016), no qual uma parcela do veganismo pode ser incluída. Em função dessa posição e olhar, essa investigação constrói-se a partir de metodologia quanti-qualitativa iniciada com uma etapa cartográfica (ROSÁRIO, 2016) que classificou os materiais midiáticos do Instagram e YouTube que focam o veganismo, de acordo com a posição que têm em relação à crise ambiental. A decisão implicou na discussão sobre os movimentos que vinculam a relação com a natureza como determinante para reverter a situação ambiental do planeta, além de recuperar, mesmo brevemente, o desenvolvimento do veganismo no Brasil e, ainda, discutir o imbricamento de linguagem, imaginário e produção de sentidos nessas narrativas que entrelaçam, fortemente, mídia e cotidiano, com destaque às produções audiovisuais.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research focuses on the narrative disputes and production of meanings about veganism that occur on social media, on a daily basis, defining Instagram and YouTube as the loci of the proposed study. The hypothesis that mobilizes the investigation is that such clashes dialogue and/or explain the current social, political and economic scenario of the country, in the relationship it maintains with the environmental crisis. The parameters that guide the approach are: a) the idea that social networks, due to the process of mediatization of society (SODRÉ, 2002), are spaces that allow delimiting visions and versions of social movements, in this case, veganism; b) mapping and analyzing these productions make it possible to distinguish differences, approaches and challenges to vegan militancy, which sees the movement as not limited to dietary change; and, c) there is today, in Brazil, a series of resistance initiatives and projects that are guided by a new relationship with nature, as stated, among others, by Bem Viver (ACOSTA, 2016), in which a portion of veganism can be included. Due to this position and perspective, this investigation is based on a quantitative and qualitative methodology that started with a cartographic stage (ROSÁRIO, 2016) that classified the media materials on Instagram and YouTube that focus on veganism, according to their position. regarding the environmental crisis. The decision implied a discussion on the movements that link the relationship with nature as a determinant for reversing the planet's environmental situation, in addition to recovering, even briefly, the development of veganism in Brazil and, furthermore, discussing the overlapping of language, imagery and production of meanings in these narratives that strongly intertwine media and everyday life, with emphasis on audiovisual productions.-
Descrição: dc.description121 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVeganismo-
Palavras-chave: dc.subjectLuta ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMídias sociais-
Palavras-chave: dc.subjectBem-viver-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de sentidos-
Palavras-chave: dc.subjectVeganism-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental fight-
Palavras-chave: dc.subjectSocial media-
Palavras-chave: dc.subjectGood living-
Palavras-chave: dc.subjectProduction of senses-
Título: dc.titleA questão ambiental e os discursos veganos: narrativas e produção de sentidos nas mídias sociais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.