Ensino de álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: o que mostram as pesquisas brasileiras com foco no conhecimento do professor polivalente?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandez, Cecília de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4934050868920411-
Autor(es): dc.creatorRighi, Débora Andrade da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35155-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920138-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo consiste em uma pesquisa de caráter bibliográfica que se insere no movimento de estudos sobre a Early Algebra no Brasil. Sua produção parte do objetivo de apresentar uma sistematização das pesquisas brasileiras sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tomando como foco as investigações que trataram do conhecimento para o ensino do professor polivalente. Delimitou-se como foco deste trabalho a análise de pesquisas realizadas entre os anos de 2017 e 2022, com buscas feitas no site de Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Em ambos os sites foram utilizadas as palavra-chave “Educação Matemática” AND “Anos Iniciais” AND “Pensamento Algébrico” OR “Early Algebra”. Foram encontradas 33 pesquisas, dentre as quais 14 tomam como foco o professor polivalente. Os resultados deste mapeamento mostraram ser pequena a quantidade de produções brasileiras sobre o tema à nível de mestrado e doutorado, embora dos 14 estudos selecionados, 4 apresentem importantes contribuições sobre o conhecimento pedagógico e matemático para a prática docente no desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes do primeiro ao quinto ano, como por exemplo a caracterização do pensamento algébrico, a identificação da concepção que os professores possuem sobre esse raciocínio matemático e como a formação continuada desses profissionais pode contribuir para o desenvolvimento do seu conhecimento para o ensino de matemática. Visando corroborar com os resultados encontrados no mapeamento, aplicou-se um questionário online que contou com a participação de 26 professores dos Anos Iniciais em que foi possível validar a importância do desenvolvimento de pesquisas sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.-
Descrição: dc.descriptionThe present study consists of bibliographic research that is part of the movement of studies on Early Algebra in Brazil. Its production is based on the objective of presenting a systematization of Brazilian research on the development of algebraic thinking in classes in the early years of Elementary School, focusing on how to investigate that dealt with knowledge for the teaching of polyvalent teachers. The focus of this work was the analysis of research carried out between 2017 and 2022, with searches carried out on the Theses and Dissertations Catalog website of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). In both sites, the keywords “Mathematics Education” AND “Initial Years” AND “Algebraic Thinking” OR “Early Algebra” were used. 33 research were found, among which 14 focus on multipurpose teachers. The results of this mapping detected a small amount of Brazilian productions on the subject at the master's and doctoral level, although of the 14 selected studies, 4 presented important contributions on pedagogical and mathematical knowledge for teaching practice in the development of algebraic thinking of students from the first to the fifth year, such as the characterization of algebraic thinking, the identification of the conception that teachers have about this thinking and how the continuing education of these professionals can contribute to the development of their knowledge for teaching mathematics. Aiming to corroborate the results found in the mapping, an online questionnaire was applied that involved the participation of 26 teachers from the Initial Years in which it was possible to validate the importance of developing research on the development of algebraic thinking in the Initial Years of Elementary School.-
Descrição: dc.description78 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Algébrico-
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão de Literatura-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor Polivalente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebra-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics Education-
Palavras-chave: dc.subjectAlgebraic Thinking-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Years-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature review-
Palavras-chave: dc.subjectPolyvalent Teacher-
Título: dc.titleEnsino de álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: o que mostram as pesquisas brasileiras com foco no conhecimento do professor polivalente?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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