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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Francisco, Cristiane Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Carriello, Félix | - |
Autor(es): dc.contributor | Graça, Nuno Rezende de Alencastro | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Lucas da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33601 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920136 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho foi elaborado um manual que demonstra como utilizar os dados viários gratuitos dentro de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) para realizar as análises de rede, assim trazendo soluções para locais que não possuem o capital necessário para adquirir os dados viários pagos, mas que necessitam elaborar soluções pontuais para problemas, como: serviços de logística de órgãos públicos, eficiência de rotas, rotas mais próximas do destino almejado e rotas mais eficientes em casos de emergências. A acessibilidade é crucial para o desenvolvimento da sociedade, no entanto é latente a falta de estudos em áreas rurais, expondo o déficit de equidade quando tratamos desse tema. No entanto, com os avanços na área das geotecnologias torna-se cada vez mais acessível a implantação de soluções para o aperfeiçoamento das rotas e consequentemente a melhoria da acessibilidade. Dentro dos métodos utilizados neste trabalho, o SIG fornece ferramentas de análise de rede multifatoriais, em conjunto com uma base de dados viários disponibilizados gratuitamente na internet para gerar rotas que auxiliem na tomada de decisão e visualização de problemas. Utilizando a metodologia, foram elaboradas quatro atividades envolvendo a acessibilidade de trilhas em Unidade de Conservação - no Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), os casos foram expostos no manual como atividades práticas. Como resultado do trabalho, o manual foi produzido para ficar disponível e ser utilizado em cursos de extensão e disciplinas acadêmicas, além de sua implementação na gestão de rotas e infraestrutura. Torna-se uma grande ferramenta para locais que não possuem um grande capital de investimento, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e a equidade na acessibilidade. | - |
Descrição: dc.description | In this work, a manual was elaborated that demonstrates how to use the free road data within Geographic Information Systems (Sigs) to perform the network analysis, thus bringing solutions to places that do not have the capital necessary to acquire paid road data, but that need to develop specific solutions to problems, such as: logistics services of public agencies, efficiency of routes, routes closer to the desired destination and more efficient routes in case of emergencies. Accessibility is crucial for the development of society, however there is a latent lack of studies in rural areas, exposing the equity deficit when dealing with this issue. However, with the advances in the area of geotechnologies becomes increasingly accessible the implementation of solutions for the improvement of routes and consequently the improvement of accessibility. Within the methods used in this work, the GIS provides multifactor network analysis tools, together with a database of road data freely available on the internet to generate routes that assist in decision making and problem visualization. Using the methodology, four activities were developed involving the accessibility of trails in Conservation Unit - in the Municipal Natural Park of Niterói (PARNIT), the cases were exposed in the manual as practical activities. As a result of the work, the manual was produced to be available and used in extension courses and academic disciplines, in addition to its implementation in the management of routes and infrastructure. It becomes a great tool for places that do not have a large investment capital, improving the quality of life of citizens and equity in accessibility. | - |
Descrição: dc.description | 31 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geoprocessamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | OpenStreetMap | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de Informação Geográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geoprocessamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de redes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geoprocessing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Network analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | OpenStreetMap | - |
Título: dc.title | Elaboração de rotas de baixo custo utilizando geotecnologias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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