
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Eliane Ramos | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5088894307129020 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1669330469408012 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rondon, Sônia Olinda Velasquez | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1669330469408012 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9338062440623136 | - |
| Autor(es): dc.creator | Paraguassú, Janaina Maria Giandalia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35146 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920131 | - |
| Descrição: dc.description | A segurança do paciente é considerada uma preocupação mundial em virtude da magnitude dos erros na área da saúde, que podem desencadear danos irreversíveis ao paciente. Diante do papel que cabe à Cultura Segurança na prática do cuidado, e as peculiaridades do perfil pediátrico, se faz necessária a adoção de barreiras de proteção efetivas para garantir a segurança e qualidade do cuidado pediátrico. Posto isso, têm-se como problema de pesquisa a carência da Cultura de Segurança na formação dos residentes de enfermagem que atuam no cuidado pediátrico ortopédico, favorecendo a fragilidade de barreiras de proteção e propensão a erros em tempos de pandemia. Objetivo Geral: Desvelar compreensivamente a experiência perceptiva do residente de enfermagem acerca da segurança no cuidado pediátrico ortopédico em tempos de pandemia, como subsídio para a construção de um guia prático e incorporação da Cultura de Segurança na formação e prática do cuidado. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa na perspectiva fenomenológica de Maurice Merlau-Ponty, através de entrevista semi-estruturada para ampliar a captura de dados acerca da percepção do fenômeno com residentes de enfermagem no serviço de pediatria ortopédica. Resultados: A conscientização preventiva, o desafio da mudança, os desgastes e incertezas das experiências vividas na pandemia; o reconhecimento das peculiaridades pediátricas e necessidade de melhorias assistenciais e educativas sobre segurança do paciente; a limitada aplicação das Metas de Segurança do Paciente na prática e a fragilidade no conhecimento adquirido na formação profissional. Deste modo, para a incorporação da Cultura de Segurança foi construído um guia prático de segurança como prática inovadora preventiva que, espera-se como resultado o fortalecimento na práxis profissional, alinhamento da Cultura de Segurança com a Cultura Organizacional, barreiras de proteção efetivas, valorização da enfermagem, sustentabilidade e mudanças significativas na área de segurança do paciente pediátrico como estímulo à estudos futuros. O caráter desafiador, refere-se a replicabilidade para outros cenários da saúde com vistas à mitigação de falhas e gastos excedentes. Neste momento de grandes perdas e desgastes conferidos pela pandemia da covid-19, a enfermagem por ser a categoria de maior contato com o paciente, precisa estar melhor preparada, adquirir um olhar singular, multiplicador e valorizar o sentido da vida como aporte para o enfrentamento das adversidades e garantia da segurança e qualidade no cuidado à criança. | - |
| Descrição: dc.description | Patient safety is considered a worldwide concern due to the magnitude of errors in the health area, which can trigger irreversible damage to the patient. Given the role played by the Safety Culture in the practice of care, and the peculiarities of the pediatric profile, it is necessary to adopt effective protection barriers to guarantee the safety and quality of pediatric care. That said, the lack of a Safety Culture in the training of nursing residents who work in pediatric orthopedic care is a research problem, which favors the fragility of protection barriers and the propensity for errors in times of a pandemic. General Objective: Comprehensively unveil the nursing resident's perceptive experience regarding safety in pediatric orthopedic care in times of a pandemic, as a subsidy for the construction of a practical guide and incorporation of the Culture of Safety in the training and practice of care. This is a descriptive study with a qualitative approach from the phenomenological perspective of Maurice Merlau-Ponty, using a semi-structured interview to expand the collection of data about the perception of the phenomenon with nursing residents in the orthopedic pediatrics service. Results: Preventive awareness, the challenge of change, the wear and tear and uncertainties of the experiences lived in the pandemic; recognition of pediatric peculiarities and the need for improvements in care and education on patient safety; the limited application of Patient Safety Goals in practice and the fragility of the knowledge acquired in professional training. In this way, for the incorporation of the Safety Culture, a practical safety guide was created as an innovative preventive practice which, as a result, is expected to strengthen professional practice, align the Safety Culture with the Organizational Culture, effective protection barriers, value of nursing, sustainability and significant changes in the area of pediatric patient safety as a stimulus for future studies. The challenging character refers to the replicability for other health scenarios with a view to mitigating failures and overspending. At this time of great losses and strain caused by the covid-19 pandemic, nursing, as the category with the most contact with the patient, needs to be better prepared, acquire a unique, multiplier look and value the meaning of life as a contribution to coping of adversities and ensuring safety and quality in child care. | - |
| Descrição: dc.description | 114 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança do Paciente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem Pediatria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infecções por Coronavírus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ortopedia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança do Paciente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem Pediátrica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ortopedia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Patient Safety | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pediatric Nursing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corona Virus Infections | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orthopedics | - |
| Título: dc.title | Percepção do residente de enfermagem sobre segurança pediátrica ortopédica na pandemia: guia prático e incorporação da cultura de segurança | - |
| Título: dc.title | Nursing resident's perception of pediatric orthopedic safety in the pandemic: practical guide and practice of safety culture | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: