Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Geisa Rodrigues Leite da | - |
Autor(es): dc.contributor | Saldanha, Patrícia Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Inocêncio , Luana Ellen de Sales | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Bárbara Gabriela Leal de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33501 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920127 | - |
Descrição: dc.description | Carregada de um passado escravocrata, a miscigenação no Brasil foi fruto da violência e do projeto de embranquecimento da população. Sob o “mito da democracia racial”, em que, supostamente, a partir dessa mistura racial, brancos e pretos seriam iguais, a figura do “pardo” surge como um laço simbólico. Entendendo se tratar de uma estratégia para a manutenção do racismo à brasileira e considerando a mídia como um agente criador e propagador de valores sociais, cabe a esta pesquisa bibliográfica investigar os efeitos de um processo histórico identificado: o não reconhecimento da identidade racial por grande parte da população de pardos, observando o papel da mídia neste processo. A exposição e análise da formação racial no Brasil, a construção identitária do negro e os dispositivos constitutivos da identidade foram bases para discorrer sobre as principais estratégias midiáticas para a manutenção do racismo à brasileira, bem como seus efeitos. | - |
Descrição: dc.description | Filled with a slavery background, miscegenation in Brazil was the result of violence and the whitening project of its population. Under the myth of “racial democracy”, in which, allegedly, white and black people would be equals based on this racial mixture, the figure of the “pardo” (light skin people) appears as a symbolic bond. Understanding this scenario as a strategy for the maintenance of a Brazilian type of racism and perceiving the media as an agent of creation and dissemination of social values, it is up to this paper to investigate the effects of a specific historical process: the non-recognition of racial identity by a significant part of the “pardo” population, observing the role of the media in this process. The presentation and analysis of racial formation in Brazil, the construction of black identity, and the identity constitutive devices were the basis for discussing the main media strategies for the maintenance of Brazilian racism and its effects. | - |
Descrição: dc.description | 53 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pardo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Limbo racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia (Publicidade) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Miscegenation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racial limbo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Título: dc.title | Mídia e limbo racial: que papel (pardo) é esse? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: