Pombos urbanos: uma proposta de ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, André Luiz Gomes da-
Autor(es): dc.creatorMartins, Tatiane Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920122-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma proposta de ensino focada na conscientização sobre a presença dos pombos urbanos e seus impactos à saúde pública e ao meio ambiente. Através da elaboração de uma cartilha educativa, um jogo de tabuleiro e a aplicação de um questionário, a proposta foi implementada com alunos do 7º ano de uma escola cívico-militar. O principal objetivo foi informar sobre as doenças transmitidas pelos pombos e as medidas preventivas necessárias para lidar com a sua proliferação nas cidades. As atividades práticas e lúdicas proporcionaram um aprendizado dinâmico, reforçando a importância da educação ambiental. Os resultados demonstraram um aumento no conhecimento dos alunos em relação aos pombos urbanos, ressaltando a eficácia do uso de materiais didáticos interativos. Conclui-se que a educação ambiental, aliada a práticas educativas, é fundamental para a conscientização pública sobre os riscos dos pombos urbanos e as formas de controle populacional dessas aves.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a teaching proposal focused on raising awareness about the presence of urban pigeons and their impacts on public health and the environment. Through the creation of an educational booklet, a board game, and the application of a questionnaire, the proposal was implemented with 7th-grade students at a civic-military school. The main objective was to inform about the diseases transmitted by pigeons and the preventive measures necessary to manage their proliferation in cities. The practical and playful activities provided dynamic learning, reinforcing the importance of environmental education. The results demonstrated an increase in students' knowledge regarding urban pigeons, highlighting the effectiveness of using interactive teaching materials. It is concluded that environmental education, combined with educational practices, is essential for raising public awareness about the risks of urban pigeons and ways to control their population.-
Descrição: dc.description35 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPombos urbanos-
Palavras-chave: dc.subjectDoenças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCartilha-
Palavras-chave: dc.subjectJogo didático-
Palavras-chave: dc.subjectUrban pigeons-
Palavras-chave: dc.subjectDiseases-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectBooklet-
Palavras-chave: dc.subjectEducational game-
Título: dc.titlePombos urbanos: uma proposta de ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.