A web como ambiente de publicidade e de guerra: publicidade contraintuitiva, desinformação e debate político

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrtiz, Anderson-
Autor(es): dc.creatorPastore, Giovanni Garcia de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34248-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920121-
Descrição: dc.descriptionA publicidade vem dedicando espaço a grupos minoritários, como personagens principais e públicos-alvo. Neste contexto, destaca-se a publicidade contraintuitiva, que busca romper com estereótipos negativos. Entretanto, atores políticos, por vezes, distorcem esse tipo de publicidade para servir às suas narrativas. Analisa-se quais ferramentas são empregadas por esses atores. Mais do que fake news, desinformação, campanhas de linchamento virtual e robôs de internet, constatou-se haver uma coordenação por trás de tais atos, o que se interpretou sob o espectro da guerra híbrida. Avaliou-se que tipo de impacto as ferramentas de guerra híbrida tiveram no desempenho dessas publicidades contraintuitivas. O resultado aponta para uma relação ganha-ganha, em que marcas contraintuitivas ganham mais visibilidade e atores políticos, assim como seus aliados, ganham capital político e receita de anúncios. Foi possível identificar uma série de atividades de guerra híbrida na internet brasileira, especialmente por parte de grupos ligados à família Bolsonaro. Caracteriza-se a web como local de publicidade e como ambiente de guerra (híbrida), observando-a como o palco onde ocorre esse embate (ou encontro). Atenta-se ainda para questões conceituais a respeito de fake news, misinformation e disinformation e adota-se o recorte de publicidades inclusivas à comunidade LGBT+ dentro do âmbito da publicidade contraintuitiva.-
Descrição: dc.descriptionAdvertising has been dedicating space to minority groups, using them as main characters and targets of its ads. In this context, counterintuitive advertising stands out, for it seeks to dismantle negative stereotypes over these groups. But sometimes these ads are distorted by political actors as a way of fueling their narratives. In this study, it was analyzed which tools are implement by those actors. More than fake news, disinformation, online harassment campaigns and internet bots, it wasfound that there is a coordination between those acts, which was understood through the concept of hybrid war. It was evaluated what kind of impact hybrid war’s tools have had in the performance of those counterintuitive ads. The results point to a win-win relation in which counterintuitive brands earn more visibility and political actors – as well as their allies – earn political capital and ads revenue. It was possible to identify as series of hybrid war activities on the Brazilian internet, particularly employed by groups connected to the Bolsonaro family. In this sense, the web is characterized as a place of advertisement, but also as an environment of (hybrid) war, interpreting the internet as the stage where this clash, or rather meeting, occurs. The focus adopted on counterintuitive advertising is that of the LGBT+ inclusive ads. Also, light was shed on conceptual matters regarding fake news, misinformation and disinformation.-
Descrição: dc.description104 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra híbrida-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectDesinformação-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade contraintuitiva-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing viral-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectHybrid war-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectDisinformation-
Palavras-chave: dc.subjectCounterintuitive advertising-
Título: dc.titleA web como ambiente de publicidade e de guerra: publicidade contraintuitiva, desinformação e debate político-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.