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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Cecilia Neves | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Zuleide Simas da | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Adilio Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Valentim, Igor Vinicius Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Camara, Guilherme Dornelas | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fabiane da Costa e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33521 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920112 | - |
Descrição: dc.description | Por mais que consideremos o tempo essencial para a vida e basilar para as relações humanas, costumamos tê-lo como algo dado, não o problematizamos. Orientamo-nos conforme o relógio e os calendários, mas nem sempre paramos para pensar como orientamos nossas ações no tempo, ou seja, quais temporalidades conformamos. Um dos propósitos desta tese é justamente problematizar possíveis significados do agir humano no tempo. Para tanto, apresenta-se dois tipos de tempo, o tempo do capital e o tempo histórico. As diversas temporalidades transitam entre um extremo e outro. Um outro intuito desta tese é realizar o esforço de compreender como diferentes temporalidades se fazem presentes na educação de jovens e adultos e como elas impactam as relações de ensino e aprendizagem na modalidade. Para isso, foi realizado um estudo de caso com estudantes e servidores(as) do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II. A EJA é considerada um campo propício para estudar diferentes temporalidades na educação por acolher pessoas que, ao terem suas trajetórias escolares interrompidas, retornam à escola com a expectativa, não de reaver o tempo perdido, mas de obterem melhores oportunidades e condições de vida, às vezes para si, às vezes para sua família, às vezes para a sociedade de maneira geral. Por sua vez, os(as) servidores(as) que atuam na modalidade podem perceber nela uma forma de contribuírem para que as expectativas dos(as) estudantes se efetivem ou uma forma de atuação inerte, pois o esforço envolvido não implicará mudanças no status quo. De qualquer forma, os(as) participantes do Proeja devem balancear seus tempos entre as demandas do relógio e o esperançar. Para captar esses diferentes movimentos no tempo, foram realizadas entrevistas com estudantes e servidores(as) que versaram sobre suas trajetórias de vida, em especial, os períodos que a escola se fez presente e os fatos que os(as) mantiveram longe dela. As experiências compartilhadas foram analisadas através da análise crítica do discurso, com o objetivo de identificar quais e como diferentes temporalidades concorrem no Proeja. Embora a temporalidade capitalista se faça presente e contribua para organização do espaço tempo da escola, o esperançar só é possível quando o agir no espaço tempo da escola é permeado pela temporalidade histórica. | - |
Descrição: dc.description | As much as we consider time essential for life and fundamental for human relationships, we tend to take it as something given, we don't problematize it. We orient ourselves according to clock and calendars, but we don't used to stop to think about how we orient our actions in time, that is, which temporalities we conform to. One of the purposes of this thesis is precisely to problematize possible meanings of human action in time. To this end, two types of time are presented, capital time and historical time. The different temporalities move between one extreme and another. Another aim of this thesis is to try to understand how different temporalities are present in the education of young people and adults and how they impact teaching and learning relationships in this modality. To this end, a case study was carried out with students and employees of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality at the Engenho Novo II Campus of Colégio Pedro II. EJA is considered a suitable field for studying different temporalities in education as it welcomes people who, due to their school careers are interrupted, return to school with the expectation, not of making up for lost time, but of obtaining better opportunities and living conditions, sometimes for themselves, sometimes for their family, sometimes for society in general. In turn, the employees who work in the modality may perceive it as a way of contributing to the students' expectations being fulfilled or as an inert form of action, as the effort involved will not imply changes in status quo. In any case, Proeja participants must balance their time between the demands of the clock and hope. To capture these different movements over time, interviews were carried out with students and staff who talked about their lives, in particular, the periods in which the school was present and the facts that kept them away from it. The shared experiences were analyzed through critical discourse analysis, with the aim of identifying which and how different temporalities compete in Proeja. Although capitalist temporality is present and contributes to the organization of the school's space-time, hope is only possible when acting in the school's space-time is permeated by historical temporality. | - |
Descrição: dc.description | 218 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temporalidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Time | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temporalities | - |
Título: dc.title | Temporalidades e as relações de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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