Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freixo, Adriano de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9900636572166116 | - |
Autor(es): dc.contributor | Passetti, Gabriel | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3574629602417736 | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Tadeu Morato | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6172905162147793 | - |
Autor(es): dc.contributor | Luiz, Edson Medeiros Branco | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6719248988683898 | - |
Autor(es): dc.contributor | Brancoli, Fernando Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3406943273224326 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0126705516929674 | - |
Autor(es): dc.creator | Kalil, Maria Theresa Alves da Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34910 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920111 | - |
Descrição: dc.description | Os Estudos Estratégicos (EE) são um “campo de saber” formado pela articulação entre questões da Defesa Nacional e da Segurança Internacional. Constitui-se como um “campo de saber” em sentido bourdieusiano, ou seja, como a resultante dialética de disputas e influências de outros campos do saber, atravessados por intencionalidades políticas e contingências dos processos políticos e ideológicos em que se insere cada comunidade epistêmica desse campo. No Norte Global, os EE, marcados pela transdisciplinaridade, incluem, há décadas problemas, métodos e objetos de pesquisa do campo da Saúde Militar. A introdução desta área às demais que compõem o campo dos EE deu-se a partir da preocupação com os efeitos na saúde física e psíquica de soldados/militares que vivenciaram combates e, por conta, disso sofreram traumas que criaram ou desenvolveram neuroses diversas. Nos EUA e na Europa Ocidental, as experiências das guerras de guerrilhas, revolucionárias e de libertação nacional levaram ao desenvolvimento do conceito de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) como evolução das abordagens anteriores sobre “neuroses de guerra”. No Brasil, país com baixo engajamento em conflitos internacionais, o tema da TEPT entre militares das Forças Armadas foi negligenciado até a intensa participação militar brasileira na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). No entanto, os estudos sobre TEPT em militares veteranos da MINUSTAH são poucos, contrastando com a intensidade do envolvimento militar brasileiro nesta Operação, entre 2004 e 2017. Esta Tese defende a premissa de que os Estudos Estratégicos como campo de saber no Brasil precisam incorporar os estudos sobre Saúde Militar para poderem oferecer uma leitura mais adensada e apropriada à realidade e aos desafios da Defesa Nacional brasileira. O meio pelo qual a Tese propõe que isso seja realizado é, precisamente, pelo aprofundamento dos estudos de TEPT, enfatizando a experiência das Operações de Paz diante da tradição brasileira de não-engajamento em conflitos armados. Para tanto, propõem-se (1) um levantamento bibliográfico crítico e uma exposição histórica da formação dos estudos sobre TEPT para justificar a sua relevância como componente a integrar o campo de conhecimento dos Estudos Estratégicos e (2) uma revisão crítica da literatura sobre TEPT e MINUSTAH existente no Brasil, apontando os seus pontos fortes e lacunas, de modo a reforçar o pleito pelo fortalecimento transdisciplinar do campo dos Estudos Estratégicos no Brasil de forma a responder as urgências da Defesa Nacional. | - |
Descrição: dc.description | Strategic Studies (SS) is a "field of knowledge" formed by the articulation between National Defense and International Security issues. It constitutes a "field of knowledge" in the Bourdieusian sense, i.e., as the dialectical result of disputes and influences from other fields of knowledge, crossed by political intentions and contingencies of the political and ideological processes in which each epistemic community of this field is inserted. In the Global North, SS, marked by transdisciplinarity, have for decades included problems, methods, and research objects from the field of Military Health. The introduction of this area to the others that make up the SS field stems from the concern with the effects on the physical and mental health of soldiers/military personnel who experienced combat and consequently suffered traumas that created or developed various neuroses. In the USA and Western Europe, the experiences of guerrilla, revolutionary, and national liberation wars led to the development of the concept of Post-Traumatic Stress Disorder (PTSD) as an evolution of previous approaches to "war neuroses." In Brazil, a country with low engagement in international conflicts, the topic of PTSD among Armed Forces personnel was neglected until the intense Brazilian military participation in the United Nations Stabilization Mission in Haiti (MINUSTAH). However, studies on PTSD and MINUSTAH veteran military personnel are few, contrasting with the intensity of Brazilian military involvement in this Operation, between 2004 and 2017. This thesis defends the premise that Strategic Studies as a field of knowledge in Brazil need to incorporate studies on Military Health to offer a more in-depth and appropriate reading of the reality and challenges of Brazilian National Defense. The means by which the thesis proposes this is achieved is precisely by deepening studies on PTSD, emphasizing the experience of Peace Operations considering the Brazilian tradition of non-engagement in armed conflicts. To this end, it proposes (1) a critical bibliographic survey and a historical exposition of the formation of PTSD studies to justify their relevance as a component to integrate the field of Strategic Studies knowledge and (2) a critical review of the literature on PTSD and MINUSTAH existing in Brazil, pointing out their strengths and gaps, to reinforce the plea for the transdisciplinary strengthening of the Strategic Studies field in Brazil to respond to the urgencies of National Defense. | - |
Descrição: dc.description | 261 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | MINUSTAH | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos estratégicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno de estresse pós-traumático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Post-traumatic stress disorder (PTSD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strategic studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Military health | - |
Título: dc.title | O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) em Militares da MINUSTAH: da Transdisciplinaridade em Saúde para os Estudos Estratégicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: