Diagnóstico e inclusão de alunos com transtorno do espectro autista sob a perspectiva das mães e professora

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUhmann, Silvana Matos-
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata Silva-
Autor(es): dc.contributorPrado, Renata Lopes Costa-
Autor(es): dc.creatorBarros, Ludmila da Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34812-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920107-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo geral: refletir sobre o que pensam professores e pais de alunos com TEA com relação ao seu diagnóstico e escolarização. Como objetivos específicos: a) estudar sobre o tema do TEA relacionado ao diagnóstico em ambiente familiar e escolarização em ambiente escolar; b) aproximar-se de uma realidade escolar que tenham alunos com TEA incluído e realizar entrevista com professores e pais sobre o assunto da pesquisa; c) apresentar possíveis reflexões/apontamentos sobre tema. Sob cunho qualitativo, a metodologia buscou desenvolver entrevistas semiestruturadas com professores e familiares de alunos com TEA, a fim de compreender o que ainda impede a inclusão desses alunos dentro das escolas, pois já conseguimos avançar em termos de Lei, mas esta vem demonstrando entraves para se “colocada em prática”, o que impede esses alunos de permanecerem nas escolas, aprendendo e se desenvolvendo. O foco centrou-se na seguinte pergunta de pesquisa: o que dizem pais e professores sobre o diagnóstico e escolarização de alunos com TEA? Como resultados destaca-se a importância do meio para o diagnóstico, aceitação e inclusão desses alunos.-
Descrição: dc.descriptionThis research had the general objective: to reflect on what teachers and parents of students with ASD think regarding their diagnosis and schooling. The specific objectives are: a) to study the topic of ASD related to diagnosis in a family environment and schooling in a school environment; b) get closer to a school reality that includes students with ASD and conduct interviews with teachers and parents about the research subject; c) present possible reflections/notes on the topic. Under a qualitative nature, the methodology sought to develop semi-structured interviews with teachers and families of students with ASD, in order to understand what still prevents the inclusion of these students within schools, as we have already managed to make progress in terms of the Law, but this has been demonstrating obstacles to if “put into practice”, which prevents these students from remaining in schools, learning and developing. The focus was on the following research question: what do parents and teachers say about the diagnosis and schooling of students with ASD? As a result, the importance of the environment for the diagnosis, acceptance and inclusion of these students stands out.-
Descrição: dc.description51-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectinclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAutism Spectrum Disorder-
Palavras-chave: dc.subjectlearning-
Palavras-chave: dc.subjectschool inclusion-
Título: dc.titleDiagnóstico e inclusão de alunos com transtorno do espectro autista sob a perspectiva das mães e professora-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.