Oficina prática em ciência do solo: capacitação para docentes da educação básica na rede municipal de Saquarema

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Itaynara-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7827286199168815-
Autor(es): dc.contributorNóbrega, Gabriel Nuto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5874908096941660-
Autor(es): dc.contributorCarmo, Dirlane de Fátima do-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4363007491068841-
Autor(es): dc.contributorFontoura, Geraldo André Thurler-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7105067701625010-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2086715080159077-
Autor(es): dc.creatorPaiva, Rayane da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33548-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920103-
Descrição: dc.descriptionAtualmente o mundo enfrenta as mudanças climáticas e o solo possui um papel importante no enfrentamento desta problemática. Sendo meio para armazenamento de carbono, suporte para vegetação, ciclagem de nutrientes e ciclo de diferentes elementos químicos, o solo não deve ser ignorado. A temática em solos é de grande relevância para a sustentabilidade, mas pouco explorado, principalmente no ambiente escolar. Diante disso, este trabalho tem como objetivo contribuir na construção e aprimoramento do conhecimento dos professores do Município de Saquarema acerca do solo, de forma que conheçam diferentes maneiras de abordar a Educação Ambiental em solos em sala de aula de forma prática e assertiva. Foi oferecida a oficina “Conhecendo o Solo” para os professores durante o programa de formação dos professores com o propósito de incentivá-los na realização de atividades práticas em sala de aula. Foram introduzidos conceitos sobre solos e apresentados diferentes métodos simples e de fácil execução para a visualização dos alunos, em sala de aula, de conceitos que, em alguns casos, se tornavam abstratos. Os professores responderam um formulário da oficina e os resultados apontaram a relação entre os professores e o uso de livro didático como base de fonte de informações. Foi possível perceber a predominância da ideia utilitarista do solo como meio de produção de alimentos. A oficina desmistificou a ideia de complexidade da abordagem dos conteúdos sobre solos com os alunos. Os professores se sentiram motivados a executar o que foi demonstrado-
Descrição: dc.descriptionCurrently, the world is facing climate change, where the soil plays a crucial role in addressing this issue. As a medium for carbon storage, vegetation support, nutrient cycling, and the cycle of various chemical elements, the soil should not be ignored. The thematic of soils is highly relevant to sustainability but remains underexplored, especially in the school environment. Therefore, this work aims to contribute to the construction and enhancement of knowledge among teachers of the Municipality of Saquarema regarding soil, enabling them to explore different practical and effective ways to incorporate Environmental Education on soils in classrooms. The workshop 'Getting to Know Soil' was offered to teachers during their professional development program, with the purpose of encouraging them to conduct practical activities in the classroom. Concepts about soils were introduced, and various simple and easy-to implement methods were presented to help students visualize abstract concepts. Teachers completed a workshop feedback form and the results revealed their reliance on textbooks as a primary source of information. It was evident that there is a prevailing utilitarian view of soil primarily as a means of food production. The workshop demystified the perceived complexity of teaching soil-related topics to students. Teachers expressed motivation to implement the demonstrated methods-
Descrição: dc.description46 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos naturais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada do educador-
Palavras-chave: dc.subjectSolo-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing professional development-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education-
Título: dc.titleOficina prática em ciência do solo: capacitação para docentes da educação básica na rede municipal de Saquarema-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.