Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Itaynara | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7827286199168815 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nóbrega, Gabriel Nuto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5874908096941660 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carmo, Dirlane de Fátima do | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4363007491068841 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontoura, Geraldo André Thurler | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7105067701625010 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2086715080159077 | - |
Autor(es): dc.creator | Paiva, Rayane da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:42:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:42:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33548 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920103 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente o mundo enfrenta as mudanças climáticas e o solo possui um papel importante no enfrentamento desta problemática. Sendo meio para armazenamento de carbono, suporte para vegetação, ciclagem de nutrientes e ciclo de diferentes elementos químicos, o solo não deve ser ignorado. A temática em solos é de grande relevância para a sustentabilidade, mas pouco explorado, principalmente no ambiente escolar. Diante disso, este trabalho tem como objetivo contribuir na construção e aprimoramento do conhecimento dos professores do Município de Saquarema acerca do solo, de forma que conheçam diferentes maneiras de abordar a Educação Ambiental em solos em sala de aula de forma prática e assertiva. Foi oferecida a oficina “Conhecendo o Solo” para os professores durante o programa de formação dos professores com o propósito de incentivá-los na realização de atividades práticas em sala de aula. Foram introduzidos conceitos sobre solos e apresentados diferentes métodos simples e de fácil execução para a visualização dos alunos, em sala de aula, de conceitos que, em alguns casos, se tornavam abstratos. Os professores responderam um formulário da oficina e os resultados apontaram a relação entre os professores e o uso de livro didático como base de fonte de informações. Foi possível perceber a predominância da ideia utilitarista do solo como meio de produção de alimentos. A oficina desmistificou a ideia de complexidade da abordagem dos conteúdos sobre solos com os alunos. Os professores se sentiram motivados a executar o que foi demonstrado | - |
Descrição: dc.description | Currently, the world is facing climate change, where the soil plays a crucial role in addressing this issue. As a medium for carbon storage, vegetation support, nutrient cycling, and the cycle of various chemical elements, the soil should not be ignored. The thematic of soils is highly relevant to sustainability but remains underexplored, especially in the school environment. Therefore, this work aims to contribute to the construction and enhancement of knowledge among teachers of the Municipality of Saquarema regarding soil, enabling them to explore different practical and effective ways to incorporate Environmental Education on soils in classrooms. The workshop 'Getting to Know Soil' was offered to teachers during their professional development program, with the purpose of encouraging them to conduct practical activities in the classroom. Concepts about soils were introduced, and various simple and easy-to implement methods were presented to help students visualize abstract concepts. Teachers completed a workshop feedback form and the results revealed their reliance on textbooks as a primary source of information. It was evident that there is a prevailing utilitarian view of soil primarily as a means of food production. The workshop demystified the perceived complexity of teaching soil-related topics to students. Teachers expressed motivation to implement the demonstrated methods | - |
Descrição: dc.description | 46 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada do educador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing professional development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary education | - |
Título: dc.title | Oficina prática em ciência do solo: capacitação para docentes da educação básica na rede municipal de Saquarema | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: