A escuta da selva: música, mitologia e o discurso hegemônico em Mogli - O menino lobo (1967)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Fernando Morais da-
Autor(es): dc.contributorTrotta, Felipe-
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício de-
Autor(es): dc.creatorPaiva, Daniel Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34934-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920100-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa monográfica tem como objetivo analisar a musicalização do filme Mogli – O Menino Lobo (The Jungle Book, 1967), entendendo essa música como elemento fundamental na produção de sentido da obra. Assim, é traçado um paralelo entre a maneira que música produz significações no audiovisual com a forma que opera sistema semiológico do mito, proposto por Barthes. Em suma, a música seria capaz de conectar múltiplas narrativas entre si e a mitologias que integram uma determinada cultura específica. A partir disso, analisamos um pouco da trajetória da música no cinema, constatando o estilo musical que se tornou hegemônico no discurso produzido pelo cinema clássico hollywoodiano, além de alguns outros estilos, não-hegemônicos, visando analisar os tipos de representação que passaram a ser associados a eles dentro desse modelo de cinema. Além disso, uma preocupação relevante dentro do trabalho é realizar um esforço para compreender as mitologias que são construídas entorno do “eu” e aquelas que se constroem entorno do “outro”.-
Descrição: dc.descriptionThis monographic research aims to analyze the musicalization of the film The Jungle Book (1967), understanding it as a fundamental aspect in the production of meaning throughout the movie. Thus, a parallel is drawn between the way that music opperates producing meaning in film, in a similar way that of the semiological system of myth, proposed by Barthes. In short, music would be able to connect multiple narratives to each other and to the mythologies that take part in a specific culture. From this, we analyze a little of the history of music in cinema, poiting to the musical style that became standard in the speech produced by the classic Hollywood model. In addition to pointing at some other non-hegemonic styles, aiming to analyze the types of representation that became associated with them within this system. Futhermore, a relevant concern within this research is to make an effort to understand the mythologies that are built around the idea of an “I” and those that are built around the idea of an “other”.-
Descrição: dc.description59 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectMogli-
Palavras-chave: dc.subjectConceito-
Palavras-chave: dc.subjectMito-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectHegemônico-
Palavras-chave: dc.subjectModelo clássico-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica no cinema-
Palavras-chave: dc.subjectSemiologia (Comunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMusic-
Palavras-chave: dc.subjectMowgli-
Palavras-chave: dc.subjectConcept-
Palavras-chave: dc.subjectMyth-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectHegemonic-
Palavras-chave: dc.subjectClassic model-
Palavras-chave: dc.subjectmu-
Título: dc.titleA escuta da selva: música, mitologia e o discurso hegemônico em Mogli - O menino lobo (1967)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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