O impacto da atividade empreendedora das universidades: uma análise quantitativa dos fatores facilitadores e limitantes no estado de Mato Grosso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marcelo Gonçalves do-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5516755786380532-
Autor(es): dc.contributorCunha, Robson Moreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7455288368672137-
Autor(es): dc.contributorDesidério, Paulo Henrique Martins-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7571525252574502-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6759793771890130-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Evander Novaes Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:42:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:42:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35731-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920096-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo identificar os facilitadores e limitadores que influenciam a atividade empreendedora das universidades públicas num contexto regional do Estado do Mato Grosso. Inspirado no conceito de universidade empreendedora, a pesquisa se concentrou em compreender os fatores que moldam o impacto das ações empreendedoras e os desafios enfrentados pelas universidades públicas na transição para uma abordagem mais empreendedora, considerando a importância dessas universidades para o desenvolvimento econômico e social. Procedimentos/Método para a solução do problema: Este estudo utilizou uma abordagem quanti-quali. O aspecto qualitativo foi conduzido por meio de entrevistas e análise documental, enquanto o quantitativo empregou a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) pelos Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), visando avaliar o modelo conceitual de uma universidade empreendedora. Foi aplicada a técnica da Confirmatory Composite Analysis (CCA) com uma escala Likert de 7 pontos, composta por 59 questões, direcionada a docentes dos cursos de engenharia, administração, negócios e dos NITs em cada universidade pesquisada. No total, foram obtidos 51, 53 e 53 respondentes nas universidades UFMT, UFR e UNEMAT, respectivamente. Adicionalmente, foram conduzidas três entrevistas com gestores de inovação dessas instituições. A escala abrange dimensões relacionadas aos fatores ambientais (formais e informais) e internos (recursos e capacidades) que influenciam a criação e o desenvolvimento de universidades empreendedoras. Resultados: Os resultados revelaram os facilitadores e barreiras para a transição das universidades públicas para instituições empreendedoras, a partir do estudo de cada organização. Com base nas análises realizadas, foi proposta e recomendada uma minuta da política institucional de inovação e um manual de boas práticas para a UFMT, com o objetivo de dinamizar o processo de transição para uma Universidade Empreendedora (UE). Implicações práticas: O artefato produzido atende à demanda da UFMT, pois o produto desta dissertação oferece rigor metodológico e uma contribuição prática ao cenário inexistente de uma política de inovação e tecnologia adaptada à realidade da universidade. Originalidade e contribuições: Esta dissertação utilizou a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) pelos Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM) e a técnica da Confirmatory Composite Analysis (CCA) para analisar os dados coletados. A CCA permitiu identificar e confirmar as relações entre variáveis latentes e observadas, proporcionando uma base sólida para a expansão da teoria e permitindo a exploração de fatores de ordens superiores. Essa escolha metodológica, consolidada na literatura, mostrou-se eficaz para mensurar e testar modelos e hipóteses subjacentes, fornecendo novas contribuições ao campo da pesquisa sobre universidades empreendedoras. Produção Técnica/Tecnológica: A análise dos fatores facilitadores e limitantes constitui um recurso valioso para gestores, permitindo antecipar os impactos de decisões estratégicas com maior assertividade. O principal produto técnico derivado do estudo foi um relatório de minuta de política institucional e um manual de boas práticas, a fim de dinamizar o processo de transição para uma Universidade Empreendedora (UE)-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to identify the facilitators and barriers that influence the entrepreneurial activities of public universities in a regional context in the State of Mato Grosso. Inspired by the concept of the entrepreneurial university, the research focused on understanding the factors that shape the impact of entrepreneurial actions and the challenges faced by public universities in transitioning to a more entrepreneurial approach, considering the importance of these universities for economic and social development. Methods: This study used a mixed-method approach. The qualitative aspect was conducted through interviews and document analysis, while the quantitative aspect employed Structural Equation Modeling (SEM) via Partial Least Squares (PLS-SEM) to evaluate the conceptual model of an entrepreneurial university. The Confirmatory Composite Analysis (CCA) technique was applied using a 7-point Likert scale, consisting of 59 questions, directed at faculty from engineering, administration, business, and the Innovation and Technology Centers (NITs) of the universities studied. In total, there were 51, 53, and 53 respondents from UFMT, UFR, and UNEMAT, respectively. Additionally, three interviews were conducted with innovation managers from these institutions. The scale covered dimensions related to environmental (formal and informal) and internal (resources and capabilities) factors that influence the creation and development of entrepreneurial universities. Results: The results revealed the facilitators and barriers to the transition of public universities into entrepreneurial institutions, based on the study of each organization. From the analyses conducted, a draft institutional innovation policy and a best practices manual were proposed and recommended for UFMT, aiming to streamline the transition process towards an Entrepreneurial University (EU). Practical Implications: The artifact produced meets UFMT’s needs, as this dissertation provides methodological rigor and a practical contribution to the lack of an existing innovation and technology policy adapted to the university’s reality. Originality and Contributions: This dissertation utilized Structural Equation Modeling (SEM) via Partial Least Squares (PLS-SEM) and the Confirmatory Composite Analysis (CCA) technique to analyze the collected data. The CCA allowed for the identification and confirmation of relationships between latent and observed variables, providing a solid foundation for theory expansion and enabling the exploration of higher-order factors. This methodological choice, consolidated in the literature, proved effective for measuring and testing underlying models and hypotheses, providing new contributions to the field of entrepreneurial university research. Technical/Technological Outputs: The analysis of facilitating and limiting factors constitutes a valuable resource for managers, enabling more accurate anticipation of the impacts of strategic decisions. The main technical product derived from the study was a draft institutional policy report and a best practices manual, aimed at streamlining the transition process towards an Entrepreneurial University (EU)-
Descrição: dc.description148 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFatores facilitadores-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade empreendedora-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento regional-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise confirmatória composta-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade pública federal-
Palavras-chave: dc.subjectMato Grosso-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectFacilitating factors-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurial university-
Palavras-chave: dc.subjectRegional development-
Palavras-chave: dc.subjectConfirmatory composite analysis-
Título: dc.titleO impacto da atividade empreendedora das universidades: uma análise quantitativa dos fatores facilitadores e limitantes no estado de Mato Grosso-
Título: dc.titleThe impact of entrepreneurial activity in universities: a quantitative analysis of facilitating and limiting factors in the state of Mato Grosso-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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