Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Waltenberg, Fábio Domingues | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4329074392127607 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sant’Anna, André Albuquerque | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2809896893987958 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pazello, Elaine Toldo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4253258361053977 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Tássia Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7265298997300454 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8115877423761002 | - |
Autor(es): dc.creator | Maciel, Fábio Bentz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34464 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920082 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese testa se um aumento no gasto por aluno pode aumentar o desempenho dos alunos no contexto do ensino fundamental público das redes municipais brasileiras. A revisão de literatura realizada mostra que essa relação é difícil de ser analisada isoladamente, uma vez que as correlação das duas variáveis é media por características do município, dos alunos, e das famílias dos alunos. Tendo isso em mente, estimamos os efeitos nas notas de matemática com efeitos fixos de alunos. Também estimamos efeitos em um indicador inédito que qualifica a trajetória de um aluno no ensino fundamental analisando os primeiros 9 anos nessa etapa. Nas duas especificações, usamos apenas a parcela do gasto municipal associada com transferências do FUNDEB, um fundo de nível estadual que redistribui receitas vinculadas ao gasto educacional para os municípios. Os resultados, diferentemente da literatura existente no Brasil, mostram um padrão de efeitos positivos dos gasto por aluno no desempenhos dos alunos, com efeitos maiores para o indicador de trajetórias. Análise de heterogeneidade mostra que os efeitos são menores para alunos de nível socioeconômico mais alto e maiores para alunos negros ou indígenas. Esses resultados tem implicações importantes para políticas que almejam melhorar a qualidade e equidade educacional. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | This thesis tests if an increase in per-pupil spending can increase pupils’ achievement in the context of elementary public education in Brazilian municipalities. Our literature review shows that this relationship is difficult to disentangle because those two variables are confounded by multiple factors associated with the municipalities, the pupil, and the pupil’s family. With this in mind, we estimate the effects on math test scores controlling for pupils’ fixed effect. We also estimate the effects on a novel indicator that qualify a pupil’s trajectory in the first 9 years of elementary education. On both specifications, we used only the fraction of municipal spending associated with FUNDEB transfers, a state-level fund that redistributes revenue earmarked for education to municipalities. Our results, different from existing research in Brazil, present a pattern of positive effects of per-pupil spending on pupils’ achievement, but higher for the trajectory indicator. Heterogeneity analysis shows that effects are lower for higher socioeconomic status children and higher for black, brown, or indigenous children. These results have important implications for educational policies aiming to increase educational quality and equity. | - |
Descrição: dc.description | 67 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gastos educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nível educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education expenditure | - |
Palavras-chave: dc.subject | K12 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational attainment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Achievement Gap | - |
Título: dc.title | Public educational spending and pupils’ achievement: an analysis of elementary education in brazilian municipalities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: