Public educational spending and pupils’ achievement: an analysis of elementary education in brazilian municipalities

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWaltenberg, Fábio Domingues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4329074392127607-
Autor(es): dc.contributorSant’Anna, André Albuquerque-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2809896893987958-
Autor(es): dc.contributorPazello, Elaine Toldo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4253258361053977-
Autor(es): dc.contributorCruz, Tássia Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7265298997300454-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8115877423761002-
Autor(es): dc.creatorMaciel, Fábio Bentz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34464-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920082-
Descrição: dc.descriptionEsta tese testa se um aumento no gasto por aluno pode aumentar o desempenho dos alunos no contexto do ensino fundamental público das redes municipais brasileiras. A revisão de literatura realizada mostra que essa relação é difícil de ser analisada isoladamente, uma vez que as correlação das duas variáveis é media por características do município, dos alunos, e das famílias dos alunos. Tendo isso em mente, estimamos os efeitos nas notas de matemática com efeitos fixos de alunos. Também estimamos efeitos em um indicador inédito que qualifica a trajetória de um aluno no ensino fundamental analisando os primeiros 9 anos nessa etapa. Nas duas especificações, usamos apenas a parcela do gasto municipal associada com transferências do FUNDEB, um fundo de nível estadual que redistribui receitas vinculadas ao gasto educacional para os municípios. Os resultados, diferentemente da literatura existente no Brasil, mostram um padrão de efeitos positivos dos gasto por aluno no desempenhos dos alunos, com efeitos maiores para o indicador de trajetórias. Análise de heterogeneidade mostra que os efeitos são menores para alunos de nível socioeconômico mais alto e maiores para alunos negros ou indígenas. Esses resultados tem implicações importantes para políticas que almejam melhorar a qualidade e equidade educacional.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThis thesis tests if an increase in per-pupil spending can increase pupils’ achievement in the context of elementary public education in Brazilian municipalities. Our literature review shows that this relationship is difficult to disentangle because those two variables are confounded by multiple factors associated with the municipalities, the pupil, and the pupil’s family. With this in mind, we estimate the effects on math test scores controlling for pupils’ fixed effect. We also estimate the effects on a novel indicator that qualify a pupil’s trajectory in the first 9 years of elementary education. On both specifications, we used only the fraction of municipal spending associated with FUNDEB transfers, a state-level fund that redistributes revenue earmarked for education to municipalities. Our results, different from existing research in Brazil, present a pattern of positive effects of per-pupil spending on pupils’ achievement, but higher for the trajectory indicator. Heterogeneity analysis shows that effects are lower for higher socioeconomic status children and higher for black, brown, or indigenous children. These results have important implications for educational policies aiming to increase educational quality and equity.-
Descrição: dc.description67 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGastos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado-
Palavras-chave: dc.subjectNível educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia da educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEscolaridade-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducation expenditure-
Palavras-chave: dc.subjectK12-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectEducational attainment-
Palavras-chave: dc.subjectAchievement Gap-
Título: dc.titlePublic educational spending and pupils’ achievement: an analysis of elementary education in brazilian municipalities-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.