O Transtorno do Espectro Autista e a vida universitária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCafezeiro, Isabel Leite-
Autor(es): dc.contributorGuerra, Rafael Pereira de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Cruz da-
Autor(es): dc.creatorSantos, Daniel Lucas Ladeira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920075-
Descrição: dc.descriptionNesta monografia são expostos uma variedade de materiais a fim de dialogar a respeito da inserção, permanência e conclusão de curso do aluno autista no mundo e no meio universitário. Inicia-se a partir de uma introdução à metodologia aplicada, e logo em seguida faz-se uso do gênero literário crônica, para ilustrar um pouco a condição autista, não de forma estereotipada, porém, buscando uma maneira sintética de angariar empatia e compreensão, na qual talvez uma mera apresentação técnico científica mostre-se insuficiente. No total, há quatro textos literários com o mesmo objetivo. Informações técnicas sobre o transtorno também são mostradas. Além disso, são apresentadas algumas das leis brasileiras que asseguram certos direitos dos autistas com foco maior no ambiente universitário, seguido de exemplos de estudos acadêmicos sobre autismo nas universidades. Em seguida, apresenta-se uma pequena coleta de dados realizada no Instituto de Computação, da Universidade Federal Fluminense, para descobrir o quanto realmente é conhecido acerca destas leis. Trata-se do ponto de vista de neurotípicos e neurodivergentes inseridos no contexto universitário. Enfim, apresenta-se sucintamente os departamentos relacionados ao autismo na UFF e projetos desenvolvidos.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph presents a variety of materials in order to discuss the insertion, permanence and course completion of autistic students in the world and in the university environment. It begins with an introduction to the applied methodology, and then uses the literary genre chronicle, to illustrate the autistic condition a little, not in a stereotypical way, however, seeking a synthetic way of gaining empathy and understanding, in which perhaps a mere technical-scientific presentation proves to be insufficient. In total, there are four literary texts with the same objective. Technical information about the disorder is also shown. Furthermore, some of the Brazilian laws that ensure certain rights of autistic people are presented with a greater focus on the university environment, followed by examples of academic studies on autism in universities. Next, a small data collection carried out to discover how much is really known about these laws is presented. This is the point of view of neurotypicals and neurodivergents inserted in the university context. Finally, the departments related to autism at the Fluminense Federal University and related projects are briefly presented.-
Descrição: dc.description74 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos dos autistas-
Palavras-chave: dc.subjectTEA-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de Informação-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectInformation systems-
Palavras-chave: dc.subjectASD-
Palavras-chave: dc.subjectRights of autistic people-
Título: dc.titleO Transtorno do Espectro Autista e a vida universitária-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.