A escola nova sob a ideologia da chamada "escola do século XXI": quando não há nenhuma novidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPenna, Adriana Machado-
Autor(es): dc.creatorSilva, Elizandra Garcia da-
Autor(es): dc.creatorSouza, João Pedro da Silva-
Autor(es): dc.creatorMenezes, João Afonso Vasconcelos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34729-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920068-
Descrição: dc.descriptionO presente projeto privilegiou o princípio da integração teoria-prática (práxis) como elemento indispensável à formação do professor de Educação Física (EF) e buscou contribuir para que os bolsistas envolvidos neste processo passassem da dimensão da realidade fenomênica para a apreensão do conhecimento concreto. Para que haja um avanço neste processo, defendemos que seja dada a devida importância às análises e ações coletivas na formulação da concepção de práxis como fundamento da formação docente. O materialismo histórico e dialético e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) foram, respectivamente, as dimensões político-filosófica e crítico-pedagógica sobre as quais sustentamos a EF signatária da abordagem Crítico-Superadora. Tendo como ponto de partindo a crítica da conjuntura na qual foi produzida a BNCC e o discurso em defesa da introdução nas escolas das novas tecnológicas que emergem da chamada Revolução 4.0, o projeto teve por objetivo avançar na crítica aos fundamentos da Escola Nova, identificando suas expressões nas políticas públicas de educação contemporâneas.-
Formato: dc.format10 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de educação física-
Título: dc.titleA escola nova sob a ideologia da chamada "escola do século XXI": quando não há nenhuma novidade-
Tipo de arquivo: dc.typeRelatório-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.