Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Penna, Adriana Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Elizandra Garcia da | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, João Pedro da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, João Afonso Vasconcelos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34729 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920068 | - |
Descrição: dc.description | O presente projeto privilegiou o princípio da integração teoria-prática (práxis) como elemento indispensável à formação do professor de Educação Física (EF) e buscou contribuir para que os bolsistas envolvidos neste processo passassem da dimensão da realidade fenomênica para a apreensão do conhecimento concreto. Para que haja um avanço neste processo, defendemos que seja dada a devida importância às análises e ações coletivas na formulação da concepção de práxis como fundamento da formação docente. O materialismo histórico e dialético e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) foram, respectivamente, as dimensões político-filosófica e crítico-pedagógica sobre as quais sustentamos a EF signatária da abordagem Crítico-Superadora. Tendo como ponto de partindo a crítica da conjuntura na qual foi produzida a BNCC e o discurso em defesa da introdução nas escolas das novas tecnológicas que emergem da chamada Revolução 4.0, o projeto teve por objetivo avançar na crítica aos fundamentos da Escola Nova, identificando suas expressões nas políticas públicas de educação contemporâneas. | - |
Formato: dc.format | 10 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de educação física | - |
Título: dc.title | A escola nova sob a ideologia da chamada "escola do século XXI": quando não há nenhuma novidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Relatório | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: