Das 'trends' para as prateleiras: os impactos do BookTok na Bienal do Livro Rio 2023

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrtiz, Anderson de Almeida Cano-
Autor(es): dc.contributorAtem, Guilherme Nery-
Autor(es): dc.contributorBastos, Lucas Lopes Albuquerque-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Beatriz de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35711-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920057-
Descrição: dc.descriptionO trabalho visa abordar sobre os impactos do BookTok (comunidade virtual de leitores presente no TikTok) na Bienal do Livro Rio 2023. Além disso, busca-se analisar sua influência no mercado editorial e as transformações no setor. Para a fase de pesquisa bibliográfica, será utilizado como embasamento teórico autores como: Hallewell (2012), Stokel-Walker (2022), Atem e Tavares (2014), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017, 2021), Jenkins (2013) e outros, a fim de compreender mais sobre mercado editorial, novos arranjos da publicidade e dinâmicas de consumo de meios de Comunicação. O método prevê também o uso de fontes documentais, observações in loco e um estudo de caso da Bienal do Livro Rio 2023. Como achado principal, revela-se que a tradição do livro físico permanece relevante mesmo inserida em um ambiente cada vez mais moderno e digital. Além disso, recursos nativos do meio online, como BookTok, em um caminho contrário do que se esperava, acabam por estimular a compra de impressos, estabelecendo uma convergência entre formatos online e offline de conteúdos.-
Descrição: dc.descriptionThe study aims to address the impacts of BookTok (a virtual community of readers present on TikTok) on the Bienal do Livro Rio 2023. In addition, it seeks to analyze its influence on the publishing market and the transformations in the sector. For the bibliographic research phase, authors such as Hallewell (2012), Stokel-Walker (2022), Atem and Tavares (2014), Kotler, Kartajaya and Setiawan (2017, 2021), Jenkins (2013) and others will be used as a theoretical basis, in order to understand more about the publishing market, new advertising arrangements and media consumption dynamics. The method also involves the use of documentary sources, in loco observations and a case study of the Bienal do Livro Rio 2023. The main finding from this study is how the tradition of the physical book remains relevant even in an increasingly modern and digital environment. Furthermore, native resources of these digital environments, such as BookTok, contrary to what was expected, end up stimulating the purchase of printed books, establishing a convergence between online and offline content formats.-
Descrição: dc.description65 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBookTok-
Palavras-chave: dc.subjectMercado editorial-
Palavras-chave: dc.subjectBienal do Livro Rio 2023-
Palavras-chave: dc.subjectConvergência de mídias-
Palavras-chave: dc.subjectMerchandising-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectLivros-
Palavras-chave: dc.subjectMerchandising-
Palavras-chave: dc.subjectBookTok-
Palavras-chave: dc.subjectPublishing market-
Palavras-chave: dc.subjectBienal do Livro Rio 2023-
Palavras-chave: dc.subjectMedia convergence-
Palavras-chave: dc.subjectMerchandising-
Palavras-chave: dc.subjectAdvertising-
Título: dc.titleDas 'trends' para as prateleiras: os impactos do BookTok na Bienal do Livro Rio 2023-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.