Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Rodrigo Salvador | - |
Autor(es): dc.contributor | Cafezeiro, Isabel Leite | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Simone de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Henrique Martine | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, João Victor Bortoluzzi da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35663 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920053 | - |
Descrição: dc.description | Com a evolução da internet as salas de aula foram tomadas por aparelhos celulares e é através dessa tecnologia que os alunos buscam suas fontes de conhecimento. Visando criar um ambiente de aprendizado lúdico e eficiente, a união entre a tecnologia da informação e o Sistema de Leitner é uma solução viável e interessante a ser explorada. Um sistema computacional de ensino desenvolvido com base no Sistema de Leitner pode representar uma inovação significativa no campo educacional, visando apoiar professores e alunos na utilização eficaz de flashcards. A plataforma criada nomeada de Memoriza.io oferece uma abordagem adaptativa, incorporando os princípios da revisão espaçada para otimizar a retenção de informações ao longo do tempo. Com um design centrado na experiência do usuário, o sistema facilita a criação, organização e revisão de flashcards, promovendo uma aprendizagem mais eficiente e personalizada. A colaboração entre professores e alunos é facilitada por funcionalidades interativas, impulsionando a participação ativa e aprimorando a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho apresenta a construção de um sistema computacional baseado no sistema de Leitner. O sistema desenvolvido foi avaliado de forma qualitativa junto a um conjunto de voluntários. Os resultados das avaliações demonstraram que potenciais usuários do sistema confirmaram que percebem benefícios no processo de aprendizagem e usariam a ferramenta em seus estudos. | - |
Descrição: dc.description | With the evolution of the internet, classrooms were taken over by cell phones, and it is through this technology that students seek their sources of knowledge and to maintain playful and efficient learning, the union between information technology and the Leitner system is a viable solution, both for the short and long term.A teaching system developed based on the Leitner System can represent a significant innovation in the educational field, aiming to support teachers and students in the effective use of flashcards.The platform created called Memoriza.io offers an adaptive approach, incorporating the principles of spaced review to optimize information retention over time. With a design centered on user experience, the system facilitates the creation, organization and review of flashcards, promoting more efficient and personalized learning. Collaboration between teachers and students is facilitated by interactive features, boosting active participation and improving the quality of the teaching-learning process. This work presents the construction of a computational system based on the Leitner system. The developed system was evaluated qualitatively with a group of volunteers. The evaluation results demonstrated that potential users of the system confirmed that they perceived benefits in the learning process and would use the tool in their studies | - |
Descrição: dc.description | 26 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flashcards | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de Leitner | - |
Palavras-chave: dc.subject | e-Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitner system | - |
Título: dc.title | Memoriza.io: aplicação do sistema leitner para potencializar a aprendizagem virtual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: