Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jacobs, Lydie Oiara Bonilla | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Claudia Cruz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Miller, Joana | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Lorrany Cristine Emydio da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34221 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920014 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa visa analisar a presença de saberes culturais das comunidades indígenas e quilombolas no documento pedagógico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A abordagem da pesquisa é voltada para a valorização dos conhecimentos que são construídos por essas comunidades. O estudo pretende destacar a importância da inclusão desses saberes no ambiente escolar, também tem como objetivo promover uma análise das temáticas abordadas no currículo escolar, que geralmente têm uma perspectiva colonial e eurocêntrica. A pesquisa questiona se os livros didáticos realmente incorporam as contribuições desses autores ou se suas vozes continuam invisibilizadas. A pesquisa apresenta diferentes versões da mesma história, a fim de estimular a reflexão e o pensamento crítico dos estudantes. A capacidade de analisar informações e compreender diferentes perspectivas é fundamental para que os alunos se tornem cidadãos conscientes. Os autores Antonio Bispo, Davi Kopenawa, Daniel Munduruku e Ailton Krenak são fundamentais para a pesquisa, pois através de suas obras, mostram as diferentes formas de conhecimento das comunidades indígenas e quilombolas. Serão utilizadas abordagens bibliográficas e estudos de campo para analisar as contribuições dessas comunidades e propor a inclusão de suas obras no currículo escolar. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to analyze the presence of cultural knowledge from indigenous and quilombolas communities in the pedagogical document of the National Common Curricular Base (BNCC). The research approach is aimed at valuing the knowledge that is built by these communities. The study aims to highlight the importance of including this knowledge in the school environment, and also aims to promote an analysis of the themes covered in the school curriculum, which generally have a colonial and Eurocentric perspective. The research questions whether textbooks really incorporate the contributions of these authors or whether their voices remain invisible. The research presents different versions of the same story, in order to stimulate reflection and critical thinking among students. The ability to analyze information and understand different perspectives is essential for students to become conscious citizens. The authors Antonio Bispo, Davi Kopenawa, Daniel Munduruku and Ailton Krenak are fundamental to the research, as through their works, they show the different forms of knowledge of indigenous and quilombolas communities. Bibliographic approaches and field studies will be used to analyze the contributions of these communities and propose the inclusion of their works in the school curriculum. | - |
Descrição: dc.description | 37 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades tradicionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perspectivas indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perspectivas quilombolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traditional communities | - |
Palavras-chave: dc.subject | History teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous perspectives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombolas perspectives | - |
Título: dc.title | Produção de conhecimento e a viabilização de autores indígenas e quilombolas no Colégio Estadual Antônio Figueira de Almeida | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: