Produção de conhecimento e a viabilização de autores indígenas e quilombolas no Colégio Estadual Antônio Figueira de Almeida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJacobs, Lydie Oiara Bonilla-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Claudia Cruz da-
Autor(es): dc.contributorMiller, Joana-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Lorrany Cristine Emydio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34221-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920014-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa visa analisar a presença de saberes culturais das comunidades indígenas e quilombolas no documento pedagógico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A abordagem da pesquisa é voltada para a valorização dos conhecimentos que são construídos por essas comunidades. O estudo pretende destacar a importância da inclusão desses saberes no ambiente escolar, também tem como objetivo promover uma análise das temáticas abordadas no currículo escolar, que geralmente têm uma perspectiva colonial e eurocêntrica. A pesquisa questiona se os livros didáticos realmente incorporam as contribuições desses autores ou se suas vozes continuam invisibilizadas. A pesquisa apresenta diferentes versões da mesma história, a fim de estimular a reflexão e o pensamento crítico dos estudantes. A capacidade de analisar informações e compreender diferentes perspectivas é fundamental para que os alunos se tornem cidadãos conscientes. Os autores Antonio Bispo, Davi Kopenawa, Daniel Munduruku e Ailton Krenak são fundamentais para a pesquisa, pois através de suas obras, mostram as diferentes formas de conhecimento das comunidades indígenas e quilombolas. Serão utilizadas abordagens bibliográficas e estudos de campo para analisar as contribuições dessas comunidades e propor a inclusão de suas obras no currículo escolar.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to analyze the presence of cultural knowledge from indigenous and quilombolas communities in the pedagogical document of the National Common Curricular Base (BNCC). The research approach is aimed at valuing the knowledge that is built by these communities. The study aims to highlight the importance of including this knowledge in the school environment, and also aims to promote an analysis of the themes covered in the school curriculum, which generally have a colonial and Eurocentric perspective. The research questions whether textbooks really incorporate the contributions of these authors or whether their voices remain invisible. The research presents different versions of the same story, in order to stimulate reflection and critical thinking among students. The ability to analyze information and understand different perspectives is essential for students to become conscious citizens. The authors Antonio Bispo, Davi Kopenawa, Daniel Munduruku and Ailton Krenak are fundamental to the research, as through their works, they show the different forms of knowledge of indigenous and quilombolas communities. Bibliographic approaches and field studies will be used to analyze the contributions of these communities and propose the inclusion of their works in the school curriculum.-
Descrição: dc.description37 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades tradicionais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Palavras-chave: dc.subjectPerspectivas indígenas-
Palavras-chave: dc.subjectPerspectivas quilombolas-
Palavras-chave: dc.subjectCultura indígena-
Palavras-chave: dc.subjectQuilombola-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge production-
Palavras-chave: dc.subjectTraditional communities-
Palavras-chave: dc.subjectHistory teaching-
Palavras-chave: dc.subjectIndigenous perspectives-
Palavras-chave: dc.subjectQuilombolas perspectives-
Título: dc.titleProdução de conhecimento e a viabilização de autores indígenas e quilombolas no Colégio Estadual Antônio Figueira de Almeida-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.