A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otavio Neves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9111237561585952-
Autor(es): dc.contributorGhiggi, Micheli Verginia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8640728847329105-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Paulo de Tarso Maciel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3863249114954461-
Autor(es): dc.creatorFaustino, Pollyana Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33892-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920001-
Descrição: dc.descriptionO trabalho de conclusão de curso, de abordagem mista - quali-quantitativa -, teve como objetivo geral investigar, por intermédio de um estudo exploratório, realizado com alunos e ex-alunos da disciplina Pesquisa Prática de Ensino 2, de um curso de Licenciatura em Educação Física, localizado na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, se existe predominância do ensino do conteúdo Esporte (coletivo e com o uso de bola) nas aulas de Educação Física, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. Os resultados apontam para uma presença do referido conteúdo - Esporte (coletivo com o uso de bola) - , nos planos de ensino dos professores regentes das turmas acompanhadas pelos alunos da disciplina PPE 2 e, também, nos projetos de ensino destes alunos, todavia, o estudo não constatou a existência de uma predominância deste conteúdo, nos estágios supervisionados realizados, nesta etapa da Educação Básica-
Descrição: dc.descriptionThe work of conclusion of course, of mixed approach - quali-quantitative -, had as general objective to investigate, through an exploratory study, carried through with students and alumni of the discipline Research and Teaching Practice 2, of a course of Licentiate in Education Physics, located in the city of Niterói, in the state of Rio de Janeiro, if there is a predominance of the teaching of Sports content (collective and with the use of the ball) in Physical Education classes, in the early years of Elementary School. The technique of Content Analysis was used to process the data. The results point to a presence of the aforementioned content - Sport (collective with the use of the ball) - in the teaching plans of the regent teachers of the classes accompanied by the students of the PPE 2 discipline and, also, in the teaching projects of these students, however, the study did not find the existence of a predominance of this content, in the supervised internships carried out, in this stage of Basic Education-
Descrição: dc.description62 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectSport-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical Education-
Palavras-chave: dc.subjectInitial Years of Elementary School-
Título: dc.titleA predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.