Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Luiz Otavio Neves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9111237561585952 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ghiggi, Micheli Verginia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8640728847329105 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Paulo de Tarso Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3863249114954461 | - |
Autor(es): dc.creator | Faustino, Pollyana Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33892 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920001 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho de conclusão de curso, de abordagem mista - quali-quantitativa -, teve como objetivo geral investigar, por intermédio de um estudo exploratório, realizado com alunos e ex-alunos da disciplina Pesquisa Prática de Ensino 2, de um curso de Licenciatura em Educação Física, localizado na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, se existe predominância do ensino do conteúdo Esporte (coletivo e com o uso de bola) nas aulas de Educação Física, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. Os resultados apontam para uma presença do referido conteúdo - Esporte (coletivo com o uso de bola) - , nos planos de ensino dos professores regentes das turmas acompanhadas pelos alunos da disciplina PPE 2 e, também, nos projetos de ensino destes alunos, todavia, o estudo não constatou a existência de uma predominância deste conteúdo, nos estágios supervisionados realizados, nesta etapa da Educação Básica | - |
Descrição: dc.description | The work of conclusion of course, of mixed approach - quali-quantitative -, had as general objective to investigate, through an exploratory study, carried through with students and alumni of the discipline Research and Teaching Practice 2, of a course of Licentiate in Education Physics, located in the city of Niterói, in the state of Rio de Janeiro, if there is a predominance of the teaching of Sports content (collective and with the use of the ball) in Physical Education classes, in the early years of Elementary School. The technique of Content Analysis was used to process the data. The results point to a presence of the aforementioned content - Sport (collective with the use of the ball) - in the teaching plans of the regent teachers of the classes accompanied by the students of the PPE 2 discipline and, also, in the teaching projects of these students, however, the study did not find the existence of a predominance of this content, in the supervised internships carried out, in this stage of Basic Education | - |
Descrição: dc.description | 62 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esporte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esporte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sport | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial Years of Elementary School | - |
Título: dc.title | A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: