Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Patricia Ferreira Neves | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Eveline Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Nadja Pattresi da | - |
Autor(es): dc.contributor | Alencar , Patrícia Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Fábio André Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Rohem, Monique Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35620 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919964 | - |
Descrição: dc.description | Alinhada à perspectiva discursivo-estilística, esta dissertação de mestrado visa analisar, em um conto contemporâneo do domínio da literatura, marcas de intervenção realizadas por um profissional de preparação de texto, a fim de verificar a existência de uma suposta metacompetência revisora, por meio da qual o preparador coloca-se no texto como dado cossujeito que projeta possíveis interpretativos, de acordo com os contratos de comunicação editorial e literário estabelecidos. Nesta pesquisa, a referida metacompetência revisora, acionada supostamente no trabalho de preparação textual, é tomada, também por hipótese, como um amálgama formado por diferentes competências de leitura às quais se acresce uma habilidade mimética, assumida aqui como aquela evocada para espelhar os sujeitos que participam do contrato de comunicação da preparação textual. Para verificação das hipóteses levantadas, debruçamo-nos, neste trabalho, mais especificamente, sobre um corpus principal de pesquisa composto de dez fragmentos do conto 22 de abril (2022), da autora Carla M. Lopes, nos quais se entrevê sinais de intervenção de um preparador textual pelo recurso Controlar Alterações do Microsoft Word. Com base na Teoria Semiolinguística de Análise de Discurso (Charaudeau, [1983]), na Estilística enquanto disciplina (Henriques, 2018; Garrido, 2004) e nos Estudos de Edição (Athayde, [2019?]; Chartier, 2007; Yamazaki, 2009; Araújo, 2008), analisamos as alterações realizadas pelo preparador textual nos fragmentos selecionados para esta pesquisa sob três parâmetros metodológicos: i) tipo de alteração (adição, subtração, substituição ou deslocamento), com foco na substituição; ii) competências e habilidade evidenciadas; iii) recursos estilísticos empregados. Sob este enfoque, é possível inferir os efeitos de sentido pretendidos pela autora do conto, bem como os efeitos que podem ser suscitados durante a leitura realizada pelo leitor empírico, quadro no qual o profissional do texto se baseia a fim de fazer as interferências necessárias para efetivar os contratos de comunicação em tela (o editorial e o literário). | - |
Descrição: dc.description | In this master's dissertation, aligned with the discursive-stylistics perspective, we aim to analyse the alterations made by a copyeditor/proofreader in a contemporary short story. We intend to determine whether there is a proofreading meta-competence through which the copyeditor/proofreader place themselves in the text as a co-subject who projects possible interpretations under established editorial and literary communication contracts. Our first hypothesis is the activation of the proofreading meta-competence, which is an amalgamation of different reading competencies, our second hypothesis, while our third hypothesis is that a mimetic ability –an ability to mirror the subjects who participate in the communication contract of copyediting/proofreading–, is added to this amalgamation. To verify these hypotheses, we have focused on a main research corpus consisting of ten fragments of the short story 22 de abril (2022) by Carla M. Lopes. In this document, the copyediting/proofreading marks were tracked by Track Changes in Microsoft Word. Based on the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis (Charaudeau, [1983]), Stylistics as a discipline (Henriques, 2018; Garrido, 2004), and insights from Publishing Studies (Athayde, [2019?]; Chartier, 2007; Yamazaki, 2009; Araújo, 2008), we analyse the alterations made by the copyeditor/proofreader in the selected fragments under three methodological parameters: i) kind of change (addition, subtraction, substitution or displacement), with a focus on substitution; ii) evidenced competencies/skills; and iii) applied stylistic changes. Thus, we can infer the intended meaning effects by the author of the short story, as well as the effects experienced during reading by the empirical reader. This analysis aids in understanding how the text professional effectively communicates the communication contracts (editorial and literary) through necessary interferences. | - |
Descrição: dc.description | 220 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacompetência revisora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidade mimética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contrato de comunicação editorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estilística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão de texto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estilística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proofreading meta-competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mimetic ability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Co-subject | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiolinguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stylistics | - |
Título: dc.title | A (meta)competência revisora no contrato de comunicação editorial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: