Sequência didática com tema enchentes e saneamento básico em uma perspectiva Freireana para a EJA: desafios e potencialidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias, Florence Moellmann Cordeiro de-
Autor(es): dc.contributorGuerra, Antonio Carlos de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorNacimento, Tatiana Galieta-
Autor(es): dc.creatorMARI, Camila Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35051-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919957-
Descrição: dc.descriptionA Educação de Jovens e Adultos (EJA) precisa adaptar-se às necessidades individuais dos(as) estudantes, conectando o currículo às suas experiências e realidades. No Brasil, os currículos da EJA muitas vezes negligenciam essas necessidades, priorizando competências voltadas apenas para o mercado de trabalho e ignorando suas necessidades, expectativas, saberes e valores. Além disso, embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sinalize a importância de alinhar as aprendizagens com a realidade dos(as) estudantes, a EJA encontra-se marginalizada. Nesse contexto, é essencial promover uma educação que integre as experiências vividas dos(as) estudantes, a análise crítica da realidade e a participação social,para tornar o aprendizado mais significativo, contribuir para a formação cidadã e assegurar o direito à educação de qualidade. Assim, esta pesquisa relata a aplicação e avaliação de uma sequência didática sobre enchentes e saneamento básico, além de fornecer um guia didático que dê aos(às) professores(as) possibilidades de oportunizar uma educação, dentro do Ensino de Química, criticamente reflexiva sobre a realidade. Sua metodologia incluiu a reflexão sobre as inter-relações entre problemáticas sociais vivenciadas, a ciência e a tecnologia por meio da articulação de diversas atividades colaborativas que envolviam leitura, escrita, discussões, investigação e experimentação. Durante sua implementação com os(as) estudantes da turma da NEJA II, em uma escola da Rede Estadual do Município de Itaperuna-RJ, obteve-se, a partir do diálogo, o tema "As Enchentes e o Saneamento Básico", e este norteou, sob uma perspectiva Freire-CTS, a escolha dos conteúdos de química e das atividades a serem desenvolvidas no decorrer de dois bimestres. A análise das transcrições dos áudios das aulas, por meio da Sistematização de Experiências, revelou que prática dialógica abriu espaço para ampla discussão do tema e dos conceitos emergentes, bem como das curiosidades apresentadas pelos(as) estudantes, promovendo a superação de inseguranças quanto à capacidade de elaboração e comunicação de ideias, a habilidade de colaboração e a apropriação de conceitos científicos. O produto resultante desta pesquisa é um instrumento pedagógico que visa apoiar os(as) professores(as) da EJA. Estimula-se sua aplicação em outros contextos da EJA para ampliar as discussões sobre suas possibilidades e limitações, contribuindo para seu contínuo aperfeiçoamento e para a melhoria da qualidade da educação destinada à modalidade.-
Descrição: dc.descriptionYouth and Adult Education (EJA) must adapt to students' individual needs by connecting the curriculum to their experiences and realities. In Brazil, the EJA curriculum often neglects these needs, prioritizing skills solely for the job market and disregarding students' needs, expectations, knowledge, and values. Furthermore, although the National Common Curricular Base (BNCC) emphasizes the importance of aligning learning with students' reality, EJA is marginalized. In this context, promoting education that integrates students' lived experiences, critical analysis of reality, and social participation is essential to make learning more meaningful, contribute to citizenship formation, and ensure the right to quality education. This research reports the application and evaluation of a didactic sequence on floods and basic sanitation, providing a didactic guide to help teachers deliver education within Chemistry Teaching that is critically reflective of reality. The methodology included reflection on the interrelationships between experienced social problems, science, and technology through various collaborative activities involving reading, writing, discussions, investigation, and experimentation. During its implementation with students from the NEJA II class in a county school in Itaperuna's town, the theme "Floods and Basic Sanitation" emerged from the dialogue. From a Freire-STS (Paulo Freire’s Science – Technology –Society) perspective, this guided the selection of chemistry content and activities to be developed over two months. Analysis of audio transcriptions of the classes, through the Systematization of Experiences, revealed that dialogical practice opened space for a broad discussion of the theme and emerging concepts, as well as the curiosities presented by the students, promoting the overcoming of insecurities regarding the ability to elaborate and communicate ideas, the ability to collaborate, and the appropriation of scientific concepts. The product resulting from this research is a pedagogical instrument aimed at supporting EJA teachers. Encouragement is given for its application in other EJA contexts to expand discussions about its possibilities and limitations, contributing to its continuous improvement and improving the quality of education in this modality.-
Descrição: dc.description268 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos. Ensino de Química. Freire-CTS. Tema CTS. Contextualização do ensino.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química, Educação de adultos, Sequência didática, Metodologia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education. Chemistry Teaching. Freire-STS. STS Theme. Contextualization of Teaching.-
Título: dc.titleSequência didática com tema enchentes e saneamento básico em uma perspectiva Freireana para a EJA: desafios e potencialidades-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.