Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pedone, Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7843349397084641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amarante, José Carlos Albano do | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0268114147723943 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Arthur Trindade Maranhão | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9534520176831048 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7048493905769056 | - |
Autor(es): dc.creator | Negrão, Thadeu Luiz Crespo Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34254 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919943 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho procurou analisar o emprego de militares em grandes empreendimentos de infraestrutura no governo Lula. Por meio da lente das políticas públicas, foram analisados os fatores que permitiram a Engenharia Militar voltar participar de grandes obras, situação que não ocorria desde os governos militares do período 1964-1985. Por isso, o estudo buscou primeiro apresentar um histórico da Engenharia Militar, desde a independência do país. Depois, foi realizada uma comparação dos recursos financeiros repassados a essa Engenharia para execução de empreendimentos de infraestrutura, no período de 1965 até 2010. Essa comparação comprovou o grande volume repassado no governo Lula. Por fim, foi apresentada uma explicação para a ocorrência do fenômeno, empregando para isso, grandemente, o modelo de John Kingdon sobre múltiplos fluxos. Nessa explicação, foi apresentado o fluxo dos problemas e o fluxo da política do governo Lula, relativos aos empreendimentos de infraestrutura. Quanto ao fluxo das políticas públicas foi apresentado como o Exército se organizou como especialista e empreendedor de políticas públicas de infraestrutura que envolviam obras de Engenharia. | - |
Descrição: dc.description | This study sought to examine the use of Military Engineering in large infrastructure projects in the Lula government. Through the lens of public policy, the study focused the key factors which led Military Engineering back to major construction projects, a situation that has not occurred since the military governments of the 1964-1985 period. First, the study intended to present a history of Military Engineering, since the country's independence. Then, it performed a comparison of financial resources transferred to Military Engineering for execution of infrastructure projects, from 1965 until 2010. Such comparison was able to demonstrate the great amount of financial resources passed under the Lula Government. Finally, we presented an explanation for the occurrence of the subject, based, greatly, on John Kingdon´s multiple streams model. The explanation described flow problems and policy trends in the Lula government, related to infrastructure projects. Regarding the flow of public policy, the study revealed how the Army managed to assume the role of specialist and executor of public policy infrastructure engineering projects. | - |
Descrição: dc.description | 113 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exército Brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | implementação | - |
Palavras-chave: dc.subject | empreendedor de políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empreendedorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian Army | - |
Palavras-chave: dc.subject | Military Engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | public policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | implementation | - |
Palavras-chave: dc.subject | entrepreneurs of public policies | - |
Título: dc.title | O Exército como empreendedor de políticas públicas: o caso da Engenharia Militar no Governo Lula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: