Cidadania, raça, gênero e Inclusão social: as controvérsias na produção da pessoa em projetos sociais esportivos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Laura Graziela Figueiredo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorBorba, Mario Pereira-
Autor(es): dc.contributorRamos, Jair de Souza-
Autor(es): dc.contributorMartínez-Moreno, Marco Julian-
Autor(es): dc.contributorLevoratti, Alejo-
Autor(es): dc.contributorVales, Lisandro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8711466466056091-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Tiago Sales de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34416-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919938-
Descrição: dc.descriptionEsta tese teve o objetivo de analisar as propostas pedagógicas que se destinavam à inclusão social e dos discursos em torno desse conceito em projetos sociais esportivos. A pesquisa, em uma perspectiva comparada, foi realizada em dois momentos durante a trajetória do meu doutoramento. A primeira incursão a campo em Montevidéu em 2019, em que observei e realizei entrevistas em projetos vinculados a Universidad de La Republica (Udelar). Em um segundo momento, durante a pandemia de Covid-19, em 2021, realizei observação participante durante seis meses em um Projeto Social Esportivo em Niterói-RJ, sem vínculo com grandes instituições e mais quatro meses em dos projetos da Udelar. O objetivo deste estudo visa compreender como os Projetos Sociais Esportivos são missionários de projetos civilizadores e são atuantes na reestruturação moral do modo que as crianças se entendem, não apenas enquanto meninos e meninas, racializadas ou não, mas enquanto pessoas e cidadãos-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aimed to analyze the pedagogical proposals aimed at social inclusion and the discourses surrounding this concept in social sports projects. The research, from a comparative perspective, was conducted in two phases during the course of my doctoral studies. The first fieldwork excursion took place in Montevideo in 2019, where I observed and conducted interviews in projects linked to the Universidad de La Republica (Udelar). In a second phase, during the Covid-19 pandemic in 2021, I engaged in participant observation for six months in a Social Sports Project in Niterói-RJ, unaffiliated with major institutions, and an additional four months in one of the Udelar projects. The objective of this study is to understand how Social Sports Projects act as missionaries of civilizing projects and are active in the moral restructuring of how children perceive themselves, not only as boys and girls, racialized or not, but as individuals and citizens.-
Descrição: dc.description221 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectRaça-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto social-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectRace-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Project-
Título: dc.titleCidadania, raça, gênero e Inclusão social: as controvérsias na produção da pessoa em projetos sociais esportivos-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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