
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Peres, Sidnei Clemente | - |
| Autor(es): dc.contributor | Amâncio, Iris Maria da Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Malomalo, Bas'Ilele | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2551367489032254 | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Maria Helena Mattos da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34180 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919929 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho se propõe a analisar alguns aspectos da obra etnográfica de Jomo Kenyatta "Facing Mount Kenya - The Tribal Life of the Gikuyu" (1938-1961) num duplo movimento onde busco articular uma crítica ao que me refiro como “antropologia ocidental”, compreendendo principalmente o eixo euroestadunicêntrico, ao mesmo tempo em que também tento pensar uma antropologia africana. Neste sentido, inicio a discussão questionando a própria ideia da antropologia enquanto uma ciência ocidental, para posteriormente me concentrar nos aspectos referentes à obra do autor e sua trajetória, que por sua vez, desembocam na pergunta levantada no último capítulo “Diante do Monte Quênia - Uma “antropologia africana”? Esta questão é retomada na conclusão desta dissertação, onde busco respondê-la, além de discutir outros aspectos gerais do que foi abordado ao longo dos capítulos anteriores. Para atender a estes objetivos, adoto a afrocentricidade como aporte teórico-metodológico e seus 5 pilares de orientação propostos por Molefi Kete Asante em “Afrocentricidade:notas sobre uma posição disciplinar” (2009), a saber: 1. Interesse pela localização psicológica; 2. Compromisso com a descoberta do lugar do africano como sujeito; 3. Defesa dos elementos culturais africanos; 4. Compromisso com o refinamento léxico; 5. Compromisso com uma nova narrativa da história da África; O conteúdo destes 5 pilares são apresentados no capítulo 2. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to analyze some aspects of Jomo Kenyatta's ethnography "Facing Mount Kenya - The Tribal Life of the Gikuyu" (1938-1961) in a double movement where I seek to articulate a critique of what I refer to as "western anthropology", comprising mainly the Euro-American-centric axis, at the same time that I also try to think about an African Anthropology. In this sense, I begin the discussion by questioning the very idea of anthropology as a Western science, to later focus on aspects related to the author's work and his trajectory, which in turn, leads to the question raised in the last chapter Facing Mount Kenya - An “African anthropology”? This question is taken up again in the conclusion of this thesis, where I seek to answer it, in addition to discussing other general aspects of what was addressed throughout the previous chapters. To meet these objectives, I adopt Afrocentricity as a theoretical-methodological contribution and its 5 guiding pillars proposed by Molefi Kete Asante in “Afrocentricidade:notas sobre uma posição disciplinar” (2009), namely: 1. Interest in psychological location; 2. Commitment to finding the African subject place; 3. Defense of African cultural elements; 4. Commitment to lexical refinement; 5. Commitment to correct the history of Africa.; The contents of these 5 pillars are presented in chapter 2. | - |
| Descrição: dc.description | 257 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jomo Kenyatta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quênia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antropologia africana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colonialismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antropologia ocidental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Afrocentricidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | População negra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Povo Gĩkũyũ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | African Anthropology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jomo Kenyatta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Western Anthropology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Kenya | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colonialism | - |
| Título: dc.title | Diante da antropologia africana: elementos iniciais para uma discussão a partir da obra de Jomo Kenyatta em meio aos dispositivos e tensões do empreendimento colonial | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: