Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Katia Ayres | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2146026002504600 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Camila Maranha Paes de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/650980402574788 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nakajima, Vânia Mayumi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7552024622546880 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4795122843596058 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0939209642770651 | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Hector Portugal da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Guilherme Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34133 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919912 | - |
Descrição: dc.description | No âmbito dos assuntos abordados nos cursos da área da saúde, o tema humanização tem tomado lugar nas discussões sobre o trato adequado ao próximo. Associado a isto, políticas como a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais estabeleceram uma perspectiva de atenção aos aspectos biopsicossociais. O objetivo do presente estudo foi analisar o ensino da humanização, a fim de identificar se o tema humanização é abordado e de que forma nas diversas disciplinas que compõem o currículo do curso de graduação da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro. Realizou-se então, uma pesquisa qualitativa exploratória com base na pesquisa documental. Foi feito o levantamento das ementas e conteúdos programáticos das disciplinas que compõem o curso e a análise do Projeto Pedagógico do curso, para verificar se a temática era abordada direta ou indiretamente. Verificou-se que os conteúdos de estudo das Ciências de alimentação e Nutrição e Ciências Sociais, Humanas e Econômicas apresentaram a maior quantidade de disciplinas que abordam a humanização direta ou indiretamente, no conteúdo de Ciências Básicas não foi encontrada menção sobre o tema. No grupo das Ciências Biológicas e da Saúde e as Ciências da Alimentação e Nutrição, apresentaram a temática em menor relevância comparados aos dois primeiros grupos. Observou-se a necessidade do tema ser tratado de forma transversal durante a graduação, direta ou indiretamente. O estudo necessita aprofundamento quanto à percepção dos egressos sobre ensino da humanização durante a formação e a sua influência na prática profissional. | - |
Descrição: dc.description | In the scope of the subjects covered in the courses in the health area, the humanization theme has taken place in the discussions about the appropriate treatment for others. Associated with this, policies such as the National Humanization Policy of the Ministry of Health and the National Curriculum Guidelines have established a perspective of attention to biopsychosocial aspects. The objective was to analyze the teaching of humanization, in order to identify whether the theme of humanization is addressed and how in the various disciplines that make up the curriculum of the undergraduate course at the Faculty of Nutrition Emília de Jesus Ferreiro. An exploratory qualitative research was then carried out based on documentary research. The menus and syllabus of the disciplines that make up the course were surveyed, analysis of the Pedagogical Project of the course, to verify whether the topic was addressed directly or indirectly. It was found that the study contents of the Food and Nutrition Sciences and Social, Human and Economic Sciences presented the greatest number of subjects that address humanization directly or indirectly, in the Basic Sciences content there was no mention of the theme. In the group of Biological and Health Sciences and the Sciences of Food and Nutrition, they presented the theme in less relevance compared to the first two groups. There was a need for the theme to be treated in a transversal way during graduation, directly or indirectly. The study needs to deepen the perception of graduates about teaching humanization during training and its influence on professional practice. | - |
Descrição: dc.description | 40 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Humanização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nutricionista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nutrição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei de diretrizes e bases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanização dos serviços de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Humanization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nutritionist | - |
Título: dc.title | Ensino da humanização em um curso de Nutrição de uma universidade pública federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: