Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Luiz Gustavo Zelaya | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Eliane Fernandes Côrtes | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto Filho, Gilberto Figueiredo | - |
Autor(es): dc.creator | Franco Neto, Agenor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33781 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919894 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta a taipa de pilão, uma técnica construtiva milenar, como uma alternativa de baixo impacto ambiental em comparação aos métodos construtivos contemporâneos, justificando o resgate e a adequação desta como uma técnica construtiva sustentável, com base nos resultados obtidos por meio de estudo bibliográfico | - |
Descrição: dc.description | This work presents the rammed earth, an ancient construction technique, as an alternative of low environmental impact compared to contemporary construction methods, justifying the rescue and adequacy of this as a sustainable construction technique, based on the results obtained through a bibliographic study | - |
Descrição: dc.description | 89 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terra batida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taipa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taipa de pilão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paredes de terra compactada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paredes de terra apiloada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção de edifício | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terra em construção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construções de taipa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rammed earth | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compacted earth-wall | - |
Palavras-chave: dc.subject | Piled earth-wall | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Título: dc.title | O resgate da terra batida como técnica construtiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: