Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Waldeck-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Viviane Merlim-
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduina Mont’Alverne-
Autor(es): dc.contributorCastro, Elisa Guaraná de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristiane Gonçalves de-
Autor(es): dc.creatorFermam, Renata Araujo de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33632-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919860-
Descrição: dc.descriptionEsta tese analisa as concepções e práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e suas contribuições ao processo de decolonização do saber. A opção pela Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se deve ao fato de estar na base desse Movimento o questionamento das estruturas sociais e da cultura que as legitima. Ao longo da tese, proponho uma reflexão sobre o sistema colonial moderno e suas implicações, na formação da Sociedade Brasileira, considerando seus rebatimentos na educação. Apresento os elementos que estruturam a pedagogia do MST, buscando investigar suas conexões com o pensamento decolonial, e analiso as práticas pedagógicas em escolas de assentamento do MST e suas contribuições à decolonização do saber. Utilizo como categorias de análise conceitos do campo do pensamento decolonial, priorizando pensadores decoloniais brasileiros que refletem sobre a educação e a escola, levando em conta a estrutura social brasileira. Entre eles estão Luiz Rufino (2019, 2021), Antônio Bispo dos Santos (2023), Lélia Gonzales (1988, 2020), Nilma Lino Gomes (2012, 2017), Ailton Krenak (2019, 2020), Paulo Freire (2005) e Mota Neto (2016). Do ponto de vista metodológico, os estudos baseiam-se em pesquisa bibliográfica, análise de documentos do MST e das escolas pesquisadas e entrevistas semiestruturadas com educadores atuantes nas escolas coordenadas pelo Movimento. Nas considerações finais, aponto novas questões e inquietações suscitadas, que podem balizar futuras investigações nesse campo temático, como as contribuições das práticas pedagógicas das escolas de assentamento para a reorganização da pedagogia em escolas públicas urbanas.-
Descrição: dc.descriptionEsta tesis analiza las concepciones y prácticas pedagógicas en las escuelas de asentamiento del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra y sus aportes al proceso de descolonización del conocimiento. La opción por la Pedagogía del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra se dio porque el cuestionamiento de las estructuras sociales y de la cultura que las legitima está en la base de este Movimiento. A lo largo de la tesis, propongo una reflexión sobre el sistema colonial moderno y sus implicaciones para la formación de la sociedad brasileña, considerando sus repercusiones en la educación. Presento los elementos que estructuran la pedagogía del MST, buscando analizar sus conexiones con el pensamiento decolonial y analizar las prácticas pedagógicas en las escuelas de asentamiento del MST y sus contribuciones a la descolonización del conocimiento. Utilizo conceptos del campo del pensamiento descolonial como categorías de análisis, priorizando a pensadores decoloniales brasileños que reflexionan sobre la educación y la escuela considerando la estructura social brasileña. Entre ellos se encuentran Luiz Rufino (2019, 2021), Antônio Bispo dos Santos (2023), Lélia Gonzales (1988, 2020); Nilma Lino Gomes (2012, 2017), Ailton Krenak (2019, 2020), Paulo Freire (2005) y Mota Neto (2016). Desde el punto de vista metodológico, los estudios se basan en investigaciones bibliográficas, análisis de documentos del MST y de las escuelas investigadas y entrevistas semiestructuradas con educadores que trabajan en escuelas coordinadas por el Movimiento. En las consideraciones finales, señalo nuevas preguntas e inquietudes planteadas, que pueden orientar futuras investigaciones en este campo temático, como las contribuciones de las prácticas pedagógicas de las escuelas de asentamiento a la reorganización de la pedagogía en las escuelas públicas urbanas.-
Descrição: dc.description200 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia do MST-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogias Decoloniais Brasileiras-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Decolonial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogía del MST-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogías Decoloniales Brasileñas-
Palavras-chave: dc.subjectPensamiento Decolonial-
Título: dc.titleConcepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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