Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Anna Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Américo, Ekaterina Volkova | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Rauer Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Claudete Daflon dos | - |
Autor(es): dc.creator | Pessanha, Daniel Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35611 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919859 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo tem como objetivo examinar as figurações sociais encontradas nas peças Auto da Compadecida (1955) e Farsa da Boa Preguiça (1960), de Ariano Suassuna, sob a perspectiva da desigualdade social. Para tal, parte-se de uma compreensão de Machado de Assis que é muito cara ao dramaturgo, que é a percepção da existência de dois países em um só: o Brasil Oficial, dos ricos e privilegiados; e o Brasil Real, dos menos abastados e das classes populares. Tendo como base esse ponto de vista, estuda-se as figurações sociais encontradas nas obras de Ariano Suassuna buscando entender como essas personagens ajudam na compreensão de uma sociedade brasileira extremamente desigual. Isto é, como é possível encontrar, nas peças em questão do autor, a figuração de um país dividido entre pobres e ricos, ao ponto de ser possível enxergar a existência de um Brasil separado entre as classes dominantes e as classes populares. Em um primeiro momento, a pesquisa se volta para um levantamento da trajetória intelectual do autor, tendo como objetivo entender o percurso que o levou à sua linha de pensamento a respeito do Brasil e à sua preocupação com as classes populares. Em um segundo momento, estuda-se efetivamente as figurações das classes dominantes e das classes populares na obra de Ariano Suassuna, buscando compreender a relação entre as personagens criadas pelo autor e a desigualdade social brasileira contemporânea. Por fim, estuda-se ainda o uso do cômico pelo autor na criação de suas personagens como uma forma de crítica social. | - |
Descrição: dc.description | The present study aims to examine the social representations found in the plays “Auto da Compadecida” (1955) and “Farsa da Boa Preguiça” (1960) by Ariano Suassuna from the perspective of social inequality. To do so, it starts from an understanding of Machado de Assis that is very dear to the playwright, which is the perception of the existence of two countries in one: the Official Brazil, of the rich and privileged; and the Real Brazil, of the less affluent and the lower classes. Based on this viewpoint, the social representations found in Ariano Suassuna's works are studied to understand how these characters contribute to the understanding of an extremely unequal Brazilian society. In other words, how it is possible to find, in the author's works in question, the representation of a country divided between the poor and the rich, to the extent of seeing the existence of a Brazil separated between the dominant classes and the popular classes. Initially, the research focuses on tracing the author's intellectual trajectory, aiming to understand the path that led to his line of thought regarding Brazil and his concern for the lower classes. Secondly, the study effectively explores the representations of the dominant and popular classes in Ariano Suassuna's work, seeking to comprehend the relationship between the author's created characters and contemporary Brazilian social inequality. Finally, the use of humor by the author in creating his characters is also examined as a form of social critique. | - |
Descrição: dc.description | 106 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ariano Suassuna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dramaturgia brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suassuna, Ariano, 1927-2014 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dramaturgia brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ariano Suassuna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inequality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian dramaturgy | - |
Título: dc.title | Ariano Suassuna: imagens e modos de ser brasileiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: