Ariano Suassuna: imagens e modos de ser brasileiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, André-
Autor(es): dc.contributorLemos, Anna Paula-
Autor(es): dc.contributorAmérico, Ekaterina Volkova-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Rauer Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorSantos, Claudete Daflon dos-
Autor(es): dc.creatorPessanha, Daniel Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35611-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919859-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo examinar as figurações sociais encontradas nas peças Auto da Compadecida (1955) e Farsa da Boa Preguiça (1960), de Ariano Suassuna, sob a perspectiva da desigualdade social. Para tal, parte-se de uma compreensão de Machado de Assis que é muito cara ao dramaturgo, que é a percepção da existência de dois países em um só: o Brasil Oficial, dos ricos e privilegiados; e o Brasil Real, dos menos abastados e das classes populares. Tendo como base esse ponto de vista, estuda-se as figurações sociais encontradas nas obras de Ariano Suassuna buscando entender como essas personagens ajudam na compreensão de uma sociedade brasileira extremamente desigual. Isto é, como é possível encontrar, nas peças em questão do autor, a figuração de um país dividido entre pobres e ricos, ao ponto de ser possível enxergar a existência de um Brasil separado entre as classes dominantes e as classes populares. Em um primeiro momento, a pesquisa se volta para um levantamento da trajetória intelectual do autor, tendo como objetivo entender o percurso que o levou à sua linha de pensamento a respeito do Brasil e à sua preocupação com as classes populares. Em um segundo momento, estuda-se efetivamente as figurações das classes dominantes e das classes populares na obra de Ariano Suassuna, buscando compreender a relação entre as personagens criadas pelo autor e a desigualdade social brasileira contemporânea. Por fim, estuda-se ainda o uso do cômico pelo autor na criação de suas personagens como uma forma de crítica social.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to examine the social representations found in the plays “Auto da Compadecida” (1955) and “Farsa da Boa Preguiça” (1960) by Ariano Suassuna from the perspective of social inequality. To do so, it starts from an understanding of Machado de Assis that is very dear to the playwright, which is the perception of the existence of two countries in one: the Official Brazil, of the rich and privileged; and the Real Brazil, of the less affluent and the lower classes. Based on this viewpoint, the social representations found in Ariano Suassuna's works are studied to understand how these characters contribute to the understanding of an extremely unequal Brazilian society. In other words, how it is possible to find, in the author's works in question, the representation of a country divided between the poor and the rich, to the extent of seeing the existence of a Brazil separated between the dominant classes and the popular classes. Initially, the research focuses on tracing the author's intellectual trajectory, aiming to understand the path that led to his line of thought regarding Brazil and his concern for the lower classes. Secondly, the study effectively explores the representations of the dominant and popular classes in Ariano Suassuna's work, seeking to comprehend the relationship between the author's created characters and contemporary Brazilian social inequality. Finally, the use of humor by the author in creating his characters is also examined as a form of social critique.-
Descrição: dc.description106 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAriano Suassuna-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade social-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade social-
Palavras-chave: dc.subjectSuassuna, Ariano, 1927-2014-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectAriano Suassuna-
Palavras-chave: dc.subjectSocial inequality-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentation-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian dramaturgy-
Título: dc.titleAriano Suassuna: imagens e modos de ser brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.