
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cibele Carneiro da Cunha Macedo | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8032320515863835 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cibele Carneiro da Cunha Macedo | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8032320515863835 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Alexander Seixas da | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1342995859695951 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Houaiss, Lívia Pitelli Zamarian | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0207380938984292 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7415977559627378 | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Ricardo Merlim Pinheiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33921 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919845 | - |
| Descrição: dc.description | A educação é uma ferramenta de inclusão social, possibilitando ao indivíduo crescer, descobrir e aprender constantemente, permitindo que se desenvolva na sociedade, aumentando sua qualidade de vida e seu sentimento de pertencimento aos grupos e a sociedade onde estão inseridos. Os surdos, em especial os pré-linguísticos bilíngues, aqueles que ficaram surdos antes de aprenderem o português, possuem dificuldades para ler e entender textos na língua portuguesa, sendo a LIBRAS sua língua mãe (língua natural). Dessa forma, esse trabalho procurou investigar e analisar as barreiras que possam dificultar ou impedir uma completa acessibilidade à educação na faculdade de curso de Direito, tanto nos locais físicos como nos sites eletrônicos por eles disponibilizados, para os estudantes pertencentes ao público-alvo que desejam cursar Direito. Como conclusão, observou-se que todos os locais visitados, assim como os sites na Internet avaliados, devem buscar melhorias para atenderem as normas brasileiras e internacionais de acessibilidade. | - |
| Descrição: dc.description | Education is a tool for social inclusion, enabling individuals to constantly grow, discover and learn, allowing them to develop in society, increasing their quality of life and their sense of belonging to the groups and society in which they are inserted. The deaf, especially the pre-linguistic bilinguals, those who became deaf before learning Portuguese, have difficulties reading and understanding texts in Portuguese, LIBRAS being their mother tongue (natural language). In this way, this work sought to investigate and analyze the barriers that may hinder or prevent complete accessibility to education in the Faculty of Law, both in physical locations and on the electronic sites they make available, for students belonging to the target audience who wish to study law. In conclusion, it was observed that all visited places, as well as evaluated Internet sites, must seek improvements to meet Brazilian and international accessibility standards. | - |
| Descrição: dc.description | 95 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | direito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | surdez | - |
| Palavras-chave: dc.subject | inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | usabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua brasileira de sinais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | accessibility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | deafness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | usability | - |
| Título: dc.title | Bacharelado de Direito acessível aos surdos pré-linguísticos bilíngues: um estudo de caso na Universidade Federal Fluminense em Niterói | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: