Paisagem-discurso e as Olimpíadas 2016: a Cidade Maravilhosa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Jorge Luiz-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Marcio Piñon de-
Autor(es): dc.contributorGaffney, Christopher Thomas-
Autor(es): dc.creatorFaria, Gabriel Balardino Bogado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919844-
Descrição: dc.descriptionA paisagem é um dos conceitos mais antigos dentro da Geografia. Porém, numa sociedade em que, cada vez mais a imagem se mostra como o aspecto preponderante da comunicação, a paisagem também começa a sofrer transformações e diversos autores já a inseriram no jogo político. É nessa linha que a presente dissertação coloca a paisagem-discurso, buscando demonstrar que a paisagem é construída dentro de um jogo de significados, buscando convencer um sujeito-enunciatário da realidade do discurso que transmite. É nesse sentido que o trabalho fala da Cidade Maravilhosa como a paisagem-discurso do Rio de Janeiro, consciente da transformação e atualização do sentido dado a expressão ao longo do tempo na história da cidade, enfatiza-se o momento das Olimpíadas 2016, onde a ideia de “Maravilha” associa-se a um projeto de transformação urbana relacionado aos interesses neoliberais da gestão da cidade e ao city marketing.-
Descrição: dc.descriptionThe landscape is one of the oldest geographic concepts. However, while image became a central aspect of communication in our society, the landscape also starts changing and various authors already inserted it in the political game. In this context, this dissertation place the "landscape-discourse” to demonstrate that landscape is built in a meanings game seeking to convince a “enunciatary subject” of the discourse reality that transmits. Accordingly this work speak of “Cidade Maravilhosa” (Marvelous City), nickname of Rio de Janeiro city, we have conscious transformation and actualization of the sense of nickname over time in the city history. We emphasize the Olympic s moment where the ideia of “Marvelous” joins an urban project transformation related to the neoliberal interests of the city management and the city marketing.-
Descrição: dc.description126 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOlimpíadas 2016-
Palavras-chave: dc.subjectRio 2016-
Palavras-chave: dc.subjectCidade Maravilhosa-
Palavras-chave: dc.subjectPaisagem-
Palavras-chave: dc.subjectPaisagem-discurso-
Palavras-chave: dc.subjectCity marketing-
Palavras-chave: dc.subjectPaisagem urbana-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectOlympic 2016-
Palavras-chave: dc.subjectRio 2016-
Palavras-chave: dc.subjectMarvelous City-
Palavras-chave: dc.subjectLandscape-
Palavras-chave: dc.subjectLandscape-discourse-
Palavras-chave: dc.subjectCity marketing-
Título: dc.titlePaisagem-discurso e as Olimpíadas 2016: a Cidade Maravilhosa-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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