Famílias por escolha em pose: à margem da construção tradicional da família no audiovisual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreire, Mariana Baltar-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Carolina Oliveira do-
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício de-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Victor Hugo Pancaldi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34903-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919841-
Descrição: dc.descriptionA partir da noção da família como um código ideológico que se multiplica por meio de discursos, o presente trabalho pretende analisar como a construção da família tradicional nuclear foi perpetuada no cinema e no audiovisual através de uma imagem cristalizada da família como branca de classe média e a partir de uma noção cisheteronormativa de relações. Pretende-se analisar principalmente como essa representação é feita a partir da marginalização de arranjos familiares e de parentesco alternativos, especialmente as famílias por escolha, usando como veículo o cinema e o audiovisual. Para isso, é usado como objeto de análise a segunda temporada da série Pose (2018-2021), localizando a organização familiar não apenas no núcleo principal, mas também em um contexto comunitário de identificação, de luta e de celebração das décadas de 80 e 90 nos Estados Unidos, refletindo, dessa forma, sobre o potencial representativo e desafiador de um ideal hegemônico representado pela série.-
Descrição: dc.descriptionParting from the notion of the Family as an ideological code that multiplies itself through discourses, this paper intends to analyze how the construction of the traditional nuclear family has been perpetuated in cinema and audiovisual as a whole through a crystallized image of the family as white middle-class and from a cisheteronormative notion of relationships. It aims to analyze primarily how this representation is carried out from the marginalization of alternative family and kinship arrangements, particularly families by choice, using cinema and audiovisual as a vehicle. For this, the second season of the TV show Pose (2018-2021) is used as an object of analysis, locating the family organization not only in the main family nucleus, but also in a community context of identification, struggle, and celebration of the 1980s and 1990s in the United Stated, thus reflecting on the representative and challenging potential to a hegemonic ideal represented by the series.-
Descrição: dc.description57 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectFamília por escolha-
Palavras-chave: dc.subjectCisheteronormatividade-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectMultimeio-
Palavras-chave: dc.subjectFamily-
Palavras-chave: dc.subjectChosen family-
Palavras-chave: dc.subjectCisheteronormativity-
Palavras-chave: dc.subjectCommunity-
Título: dc.titleFamílias por escolha em pose: à margem da construção tradicional da família no audiovisual-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.