Sobre o ensino de eletromagnetismo em meios contínuos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Reinaldo Faria de Melo e-
Autor(es): dc.contributorRosa, Felipe Siqueira de Souza da-
Autor(es): dc.contributorMenezes, Marcos Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorDechoum, Kaled-
Autor(es): dc.contributorPereira, Rodrigo Miranda-
Autor(es): dc.creatorMatos, Matheus Costa Stutz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34205-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919834-
Descrição: dc.descriptionO eletromagnetismo em meios contínuos é um importante estudo para compreender a interação entre luz e matéria e estudar diversos fenômenos, como dispersão. Para tanto, devemos modelar como um campo eletromagnético induz cargas e correntes elétricas no material. Entretanto, a forma como esse tema é abordado nos livros textos sempre recorre ao regime microscópico para sua justificativa. Defenderemos que, pedagogicamente, é mais interessante estudar as equações de Maxwell diretamente no meio contínuo, fazendo uso de modelos microscópicos no máximo para se obter relações constitutivas, mas não para se estabelecer os conceitos centrais do assunto. Em particular, veremos que há uma liberdade muito maior no que escolhemos chamar de cargas livres ou ligadas do que sugerido na maior parte dos textos.-
Descrição: dc.descriptionElectromagnetism in continuous media is important in order to understand the interaction of light and matter and a number of phenomena such as dispersion. For this we must model how electromagnetic fields induce charge and electric current in matter. Nonetheless, the way this topic is approached in textbooks is always based on a microscopic description of matter. In this text we defend that from a pedagogical perspective is more valuable to study Maxwell’s equation in matter directly on continuous media, making use of microscopic models at most for establish constitutive relations, but not to present the central concepts to the theory. In particular, we show that we have a much greater freedom in what we choose to call free and bound charges than usually suggested in most textbooks.-
Descrição: dc.description57 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectMeios Contínuos-
Palavras-chave: dc.subjectEquações de Maxwell-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Eletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectRelações Constitutivas-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectMeios Contínuos-
Palavras-chave: dc.subjectEquações de Maxwell-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Eletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectElectromagnetism-
Palavras-chave: dc.subjectContinuous Media-
Palavras-chave: dc.subjectMaxwell’s Equations-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Electromagnetism-
Palavras-chave: dc.subjectConstitutive Relations-
Título: dc.titleSobre o ensino de eletromagnetismo em meios contínuos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.