
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Marco Antonio Frota de | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8650134043546975 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bourguignon, Saulo Cabral | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7553295502476323 | - |
| Autor(es): dc.contributor | kelecom, Alphonse Germaine Albert Charles | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6571492090892651 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3930333905741727 | - |
| Autor(es): dc.creator | Alcântara, Clarisse Falheiro de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34163 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919825 | - |
| Descrição: dc.description | O açúcar contém radionuclídeos e seu consumo pode resultar no aumento da dose interna em humanos. Assim, este trabalho avalia o perfil e a atividade de radionuclídeos presentes em 4 amostras de açúcar VHP obtidas de produtores de 4 cidades do Brasil, localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste: Pirajuba (MG), Edeia (Goiás), Pitangueira (São Paulo) e Mendonça (São Paulo). As amostras foram coletadas entre os anos de 2019 e 2020. As análises foram realizadas por espectrometria gama utilizando detector semicondutor de germânio hiperpuro (HPGe) contando as amostras durante um período de 24 horas. Os mesmos perfis de radionuclídeos 238U, 232Th, 226Ra e 40K foram observados em todas as amostras, os cálculos de atividade específica foram realizados para os dois radionuclídeos mais abundantes, 226Ra e 40K, obtendo os seguintes valores (em Bq.kg-1) para 226Ra: Pirajuba (22,43 Bq.kg-1), Edeia (22,38 Bq.kg-1), Pitangueira (18,25 Bq.kg-1) e Mendonça (36,16 Bq.kg-1) e para 40K: Pirajuba (0,66 Bq.kg-1), Edeia (0,99 Bq.kg-1), Pitangueira (0,66 Bq.kg-1) e Mendonça (0,33 Bq.kg-1). Adicionalmente foram calculados os valores da taxa de dose total absorvida: Pirajuba (43,61 nGy h-1), Edeia (43,60 nGy h-1), Pitangueira (41,82 nGy h-1) e Mendonça (49,45 nGy h-1). Portanto, segundo o Comitê Científico das Nações Unidas sobre os Efeitos da Radiação Nuclear, os resultados obtidos não mostraram transferência significativa de dose absorvida devido aos radionuclídeos provenientes do consumo de açúcar nas condições adotadas neste trabalho. O risco de câncer ao longo da vida devido ao consumo natural de radionuclídeos no açúcar é estimado em 2,71x10-1 mSv.ano-1. Esses valores ficaram abaixo do valor de referência de 1,0 mSv.ano-1 e não foi observada variação da dose de radiação de acordo com a região ou ano de produção. | - |
| Descrição: dc.description | 62 p. | - |
| Formato: dc.format | application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divulgação Científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências naturais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environment; Radioactivity; Radionuclide; Gamma Spectrometry; | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Radioactivity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Radionuclide | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamma Spectrometry | - |
| Título: dc.title | AVALIAÇÃO DOS RADIONUCLÍDEOS 238-U, 232-Th, 226-Ra E 40-K EM AMOSTRAS DE AÇÚCAR DE DIFERENTES REGIÕES DO BRASIL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: