Uma análise sobre os produtos comercializados como inseticidas botânicos na internet

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastilho , Selma Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2212869015707673-
Autor(es): dc.contributorSantos , Marcelo Guerra-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5045935279303560-
Autor(es): dc.contributorChedier , Luciana Moreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9940026328301089-
Autor(es): dc.contributorFeder , Maria Denise-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2364016372924935-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9652863889912570-
Autor(es): dc.creatorSouza, Jamilly Bignon de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34977-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919818-
Descrição: dc.descriptionOs insetos apresentam ampla importância econômica e ecológica, no entanto, determinadas espécies são consideradas pragas no mundo, além de atuarem como vetores de doenças. O uso extensivo de inseticidas sintéticos para o controle de insetos vem causando danos ao meio ambiente e à saúde humana. Desse modo, a busca por inseticidas de origem vegetal tem gerado interesse de estudos. Com a pandemia de COVID-19, a sociedade passou por grandes transformações, com adoção e fortalecimento de novos meios de consumo e rotinas familiares geradas pelo isolamento social. Novos hábitos foram inseridos e disseminados, como o cultivo de plantas em casa tanto ornamentais, quanto aromáticas e medicinais. Isso ocorre tanto pela busca de remédios caseiros, como pelos efeitos inerentes ao próprio cultivo de plantas, que pode trazer efeitos benéficos em âmbito gastronômico, no caso de consumo de temperos ou in natura, e também como hobby, auxiliando no controle do estresse e os transtornos de ansiedade e depressão. Com isso também cresce o consumo de produtos voltados aos cuidados dessas plantas, dentre eles os inseticidas. Dessa forma, é necessária a busca por defensivos que sejam mais compatíveis ao ambiente domiciliar e menos danosos à saúde. Nesse cenário, o comércio eletrônico (e-commerce) promoveu novo engajamento em ambientes virtuais, agregando cada vez mais adeptos, pela facilidade na busca, disponibilidade e aquisição de produtos e serviços variados. Sendo assim, o presente estudo visou avaliar as informações disponíveis em produtos indicados como inseticidas botânicos e comercializados na internet, a partir de pesquisas utilizando a aba “shopping” na página do Google e no Instagram. Os seguintes termos de busca foram utilizados de forma independente sem aspas: “Inseticidas naturais”; “Inseticidas de plantas” e “Inseticidas sem química”. Foram considerados para as buscas no Google os dias 12 de outubro de 2021 e 12 de janeiro de 2022 e para o Instagram, os dias 15 de dezembro de 2021 e 15 de março de 2022. Os 50 primeiros produtos foram selecionados e analisados. Os resultados evidenciaram a diferença expressiva nos produtos comercializados nas plataformas. As buscas realizadas no Instagram não exibiram resultados significativos para o estudo, visto que grande parte remetia a apenas a um produto. Considerando os resultados obtidos a partir das buscas realizadas na página do Google, as espécies vegetais mais utilizadas nas formulações dos produtos selecionados foram Azadirachta indica A. Juss, Carapa guianensis Aubl., Cymbopogon nardus (L) Rendle, Nicotiana tabacum L, Chrysanthemum abolinii Kovalevsk, Chrysanthemum cinerariifolium (Trevir.) Vis. e Citrus sinensis (L.) Osbeck. No entanto, mais de 50% dos produtos selecionados eram produtos sintéticos, ou seja, não apresentavam em sua composição nenhum tipo de espécie vegetal. Dentre os 300 produtos selecionados, apenas 39 apresentaram registro de um órgão competente. Os produtos agiam, principalmente, por meio de contato contra o inseto, e eram comercializados como Líquido concentrado, Líquido pronto uso e Spray. Além disso, os principais alvos dos produtos selecionados eram insetos considerados pragas agrícolas. A venda de produtos inseticidas na internet pode ainda representar risco ao consumidor, uma vez que ainda carece de regulamentação e/ou fiscalização. No caso de produtos inseticidas de origem vegetal, que representa uma alternativa relevante para o controle de insetos, o que se observou é que a sua aquisição deve ser feita de forma criteriosa a fim de evitar a compra de produtos diferentes dos que se deseja.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionInsects have great economic and ecological importance, however, some species are considered pests in the world, in addition to acting as vectors of diseases. The extensive use of synthetic insecticides for insect control has caused damage to the environment and human health. Thus, the search for insecticides of plant origin has generated interest in studies. With the COVID-19 pandemic, society has undergone major transformations, with the adoption and strengthening of new means of consumption and family routines generated by social isolation. New habits were introduced and disseminated, such as the cultivation of ornamental, aromatic and medicinal plants at home. This occurs both because of the search for home remedies, as well as the effects inherent to the cultivation of plants, which can bring beneficial effects in the gastronomic sphere, in the case of consumption of spices or in natura, and also as a hobby, helping to control stress and anxiety and depression disorders. As a result, the consumption of products aimed at the care of these plants, including insecticides, also grows. Thus, it is necessary to search for pesticides that are more compatible with the home environment and less harmful to health. In this scenario, electronic commerce (e-commerce) promoted new engagement in virtual environments, adding more and more followers, due to the ease of searching, availability and acquisition of varied products and services. Therefore, the present study aimed to evaluate the information available on products indicated as botanical insecticides and commercialized on the internet, from research using the "shopping" tab on the Google page and on Instagram. The following search terms were used independently without quotation marks: “Natural insecticides”; “Plant insecticides” and “Chemical-free insecticides”. October 12, 2021, and January 12, 2022, were considered for Google searches and December 15, 2021, and March 15, 2022, for Instagram. The first 50 products were selected and analyzed. The results showed the expressive difference in the products sold on the platforms. Searches carried out on Instagram did not show significant results for the study, since most of them referred to only one product. Considering the results obtained from the searches performed on the Google page, the plant species most used in the formulations of the selected products were Azadirachta indica A. Juss, Carapa guianensis Aubl., Cymbopogon nardus (L) Rendle, Nicotiana tabacum L, Chrysanthemum abolinii Kovalevsk, Chrysanthemum cinerariifolium (Trevir.) Vis. and Citrus sinensis (L.) Osbeck. However, more than 50% of the selected products were synthetic products, that is, they did not contain any type of plant species. Among the 300 products selected, only 39 were registered by a competent body. The products acted mainly through contact against the insect, and were marketed as Concentrated Liquid, Ready-to-Use Liquid and Spray. In addition, the main targets of the selected products were insects considered agricultural pests. The sale of insecticide products on the internet can still pose a risk to the consumer, since it still lacks regulation and/or supervision. In the case of insecticidal products of plant origin, which represents a relevant alternative for insect control, what was observed is that their acquisition must be done carefully in order to avoid purchasing products other than those desired.-
Descrição: dc.description83 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProdutos Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectInsetos vetores-
Palavras-chave: dc.subjectInsetos pragas-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectProdutos Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectInsetos vetores-
Palavras-chave: dc.subjectInsetos pragas-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectNatural products-
Palavras-chave: dc.subjectVector insects-
Palavras-chave: dc.subjectPest insects-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Título: dc.titleUma análise sobre os produtos comercializados como inseticidas botânicos na internet-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.