Utilização de uma Caixa Interativa e Jogo de Tabuleiro como Recurso Didático para a Discussão do Tema 'Negacionismo Científico' na Educação Básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Simone Salomão-
Autor(es): dc.contributorBarbarino, Elisabete-
Autor(es): dc.contributorBasso, Marise Amaral-
Autor(es): dc.contributorPaes, Jairo Selles-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/1027402434899498-
Autor(es): dc.creatorSantiago, Elisa Santos,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34428-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919814-
Descrição: dc.descriptionO negacionismo científico é um fenômeno social que tem se tornado cada vez mais comum atualmente e, em linhas gerais, está associado ao fortalecimento de grupos conservadores de extrema direita. Esse comportamento tem impactos significativos em diversos campos como saúde pública e meio ambiente e que, circulando intensamente nas mídias e redes sociais, afetam indivíduos de todas as idades, incluindo as crianças e jovens. Portanto, combater o negacionismo é mais uma demanda que se coloca aos docentes em geral e, em especial, aos professores de Ciências, que se veem desafiados a mobilizar e ampliar seus saberes docentes para tal enfrentamento. Esta pesquisa tem o objetivo de explorar o conceito de negacionismo científico, suas implicações e a importância do pensamento crítico na análise de informações científicas, através de atividades lúdicas, junto a alunos da Educação Básica. No contexto do trabalho foram produzidos uma caixa interativa e um jogo de tabuleiro que, após uma aula introdutória com dinâmica dialogada, foram aplicados a uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Ao final da aula inicial, os alunos responderam o questionário 1. Após participarem do jogo, os alunos responderam ao questionário 2 e produziram um texto descrevendo o que falariam para pessoas que desconhecem esse tema. As respostas aos questionários e os textos produzidos foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que o jogo foi bem avaliado pelos estudantes como estratégia para discussão sobre negacionismo científico, reconhecendo a importância dos temas tratados e a eficácia da dinâmica empregada. As fake news foram destacadas nas respostas dos alunos como forte expressão de negacionismo, que precisa ser combatida através de argumentos com sustentação científica. O processo de produção dos dois recursos didáticos utilizados e a reflexão que se pode realizar a partir de sua implementação na escola, permitiram a ampliação dos saberes da pesquisadora na perspectiva da autonomia docente e de professores como produtores de currículo, que possam se colocar de forma potente no enfrentamento dos desafios cotidianos para um ensino de Ciências crítico e socialmente comprometido.-
Descrição: dc.descriptionScience denialism is a social phenomenon that has become increasingly common today and is often associated with the strengthening of far-right conservative groups. The rise of science denialism significantly impacts several sectors, such as public health and the environment, and, due to the media and social networks, affects individuals of all ages, including children and young people. Therefore, combating science denialism is essential for teachers, particularly teachers of sciences, who find themselves challenged to react and develop their pedagogical skills to confront this issue. This study explores the concept of science denialism, its implications, and the importance of critical thinking in analyzing scientific information through interactive activities with students in elementary education. During this study, an interactive box and a board game were produced, which, following an introductory class, was used with a 9th-grade class of students in a public elementary school in Rio de Janeiro, Brazil. At the end of the initial class, students answered Questionnaire 1. After completing the game, students answered Questionnaire 2 and produced a response stating how they would confront people who may be subject to the effects of science denialism. The answers to the questionnaires were analyzed quantitatively, while the written responses were analyzed qualitatively. The results indicate that the game was well received by students as a strategy for combating science denialism, confirming the importance of this topic and the effectiveness of the methods used. The students' answers highlighted that 'Fake News' is a prevalent form of science denialism, which needs to be combated through arguments with scientific support. Through the production of relevant materials, the planning of the lessons and the implementation in the school, the researcher gained practical knowledge and improved their understanding of teachers' autonomy as part of the wider curriculum production and concluded that teachers can combat the daily challenges of science denialism in powerful ways by fostering critical thinking and educating students properly about analyzing scientific information.-
Descrição: dc.description87 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectNegacionismo Científico-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical skills-
Palavras-chave: dc.subjectEducational resources-
Palavras-chave: dc.subjectScience education-
Palavras-chave: dc.subjectBiology education-
Título: dc.titleUtilização de uma Caixa Interativa e Jogo de Tabuleiro como Recurso Didático para a Discussão do Tema 'Negacionismo Científico' na Educação Básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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