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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ney, Vanuza da Silva Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Marins, Cristiano Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Patrick Jhullyan dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | MUNALDI, ALICIA VETORACI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35537 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919812 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo revisar a literatura recente sobre programas de alimentação escolar no Brasil. Os programas de alimentação escolar são uma importante ferramenta para combater a fome e a desnutrição, garantindo o acesso à alimentação adequada e nutricionalmente balanceada para crianças e adolescentes. Além disso, esses programas também têm como objetivo promover hábitos alimentares saudáveis e contribuir para o fortalecimento da agricultura local. A revisão da literatura foi realizada a partir de pesquisas de periódicos nacionais e internacionais, tendo como período de análise os últimos 10 anos. As informações encontradas foram organizadas em três categorias: 1) Programas de alimentação escolar e a relação sobre a saúde nutricional e educação das crianças, 2) Os programas de alimentação escolar e os efeitos sobre a economia local e agricultura familiar, 3) Programa de alimentação escolar e a agricultura familiar no estado do Espírito Santo. Os resultados mostraram que, apesar dos avanços na implementação e fortalecimento dos programas de alimentação escolar no Brasil, ainda existem desafios a serem enfrentados, tais como a garantia da qualidade nutricional dos alimentos oferecidos e a ampliação do acesso a grupos vulneráveis. Além disso, foram encontrados diversos estudos que apontam os benefícios desses programas na promoção da saúde e na melhoria do desempenho escolar dos alunos. Também foi evidenciado que os programas de alimentação escolar têm um papel importante no desenvolvimento da agricultura familiar, por meio do estímulo ao consumo de produtos locais e incentivo à produção sustentável. No entanto, ainda há a necessidade de aprimoramentos nas políticas públicas e na organização do fornecimento desses alimentos. Por fim, a revisão da literatura destacou a importância da avaliação contínua e sistemática dos programas de alimentação escolar, tanto na perspectiva da eficácia dos seus objetivos quanto na qualidade dos alimentos oferecidos. Nesse sentido, são necessárias ações políticas e parcerias para aperfeiçoar e fortalecer esses programas, de forma a garantir o direito à alimentação adequada e contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis na infância e adolescência. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Título: dc.title | ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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