O tom mais escuro: como a comunicação da indústria de cosméticos fortalece o colorismo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Geisa Rodrigues Leite da-
Autor(es): dc.contributorBragaglia, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorSaldanha, Patrícia Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorMachado, Paloma Chaga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33582-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919805-
Descrição: dc.descriptionO trabalho aborda a questão do colorismo como “desdobramento” do racismo, bem como os efeitos do racismo na mídia, com foco na indústria de cosméticos brasileira. A pesquisa é dividida em duas partes, sendo a primeira focada na contextualização da configuração racial no Brasil, hierarquizada e racista, e a segunda no comportamento da mídia que, por sua vez, reproduz e reforça essa hierarquia, contribuindo para a manutenção de práticas racistas. É realizado estudo de caso comparativo entre marcas de maquiagem nacionais que através de suas condutas contribuem com o fortalecimento do colorismo e marcas direcionadas para o público negro que não as praticam.-
Descrição: dc.descriptionThe present research talks about colorism and racism in the media, focusing on the Brazilian cosmetics industry. The research is divided into two parts, the first describes the context of racial configuration in Brazil, hierarchical and excluding, and the second the behavior of the media, that reproduces and reinforces this hierarchy, contributing to the maintenance of racist practices. A comparative case study is carried out between national makeup brands that through their conduct contributes to the strengthening of colorism and makeup brands targeted at black people public that break with this racist structure.-
Descrição: dc.description55 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectColorismo-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectCosméticos-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCosmético-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação racial-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectColorism-
Palavras-chave: dc.subjectRacism-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-
Palavras-chave: dc.subjectCosmetics-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Título: dc.titleO tom mais escuro: como a comunicação da indústria de cosméticos fortalece o colorismo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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