
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Andréa Serpa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Maia, Marta Nídia Varella Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Braz, Alice Franco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35803 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919802 | - |
| Descrição: dc.description | Esta monografia tratará de discutir sobre a importância da brincadeira na formação social das pessoas esclarecendo, ao longo da pesquisa, a influência do brincar, na fase infantil da vida, no desenvolvimento de adultos empáticos, educados e com autorregulação emocional. Para isso, palavras como brincadeira, habilidades e competências sociais foram conceituadas e exemplificadas. Para esclarecer as respostas da pesquisa foi realizado registros de observação de uma turma de crianças de maternal e jardim I da educação infantil de uma escola particular no cento de Maricá. Assim como, pesquisas bibliográficas acerca de algumas etnias indígenas, no Brasil, sobre o Método Montessoriano e o movimento escoteiro. Foi observado durante os estudos e aprofundamentos do tema que a forma livre e espontânea da brincadeira da criança beneficia no desenvolvimento de características cada vez mais raras de serem encontradas em nossa sociedade como a solidariedade e a empatia, pois as crianças quando estão com seus pares compartilham suas experiências umas com as outras. Esta monografia pretende ampliar os conhecimentos a respeito do ato de brincar na infância para que educadoras/es e leigos entendam a brincadeira como um recurso valioso no entendimento do mundo infantil e suas particularidades. | - |
| Descrição: dc.description | This monograph will discuss the importance of play in the social formation of people, clarifying, throughout the research, the influence of play, in the infantile phase of life, in the development of empathetic adults, educated and with emotional self-regulation. For this reason, words like play, abilities, and social skills were conceptualized and exemplified. To clarify the responses of the survey, a comparative study of the experiences of the childhood in different social contexts as a observation of a class of children in the early childhood education of a private school in downtown Maricá and bibliographic research on some indigenous ethnicities, in Brazil, about the Montessori Method and the scout movement. It was observed during the studies and deepening of the theme that the free and spontaneous form of the play of child benefits in development of increasingly rare features of be found in our society as solidarity and empathy because the children when they are with their peers share their experiences with each other. This monograph aims to expand the knowledge about the act of play in childhood so that educators and lay people understand the play as a valuable resource in understanding the children's world and their particularities | - |
| Descrição: dc.description | 43 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brincadeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Habilidades sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empatia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brincadeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Solidariedade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Socialização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento humano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Play | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social abilities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social skills | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empathy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
| Título: dc.title | A importância da brincadeira para a formação social dos sujeitos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: