As vantagens de ser o first mover em novos mercados: o caso da Amazon.com

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLyra, Marcos Puccioni de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5480977221377907-
Autor(es): dc.contributorUrraca-Ruiz, Ana-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3295872770043382-
Autor(es): dc.contributorVargas, Marco Antonio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6719286744850757-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4164267753320761-
Autor(es): dc.creatorNicolay, Milleny da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919769-
Descrição: dc.descriptionA existência de vantagens competitivas específicas a empresas pioneiras em seus movimentos de ingresso em novos mercados pode ser decisiva para o sucesso de uma empresa. Ademais, após usufruir de tais vantagens, ela pode posteriormente usar sua posição dominante conquistada para dificultar a entrada de outras firmas. O objetivo central do presente estudo é iniciar uma análise sobre a efetividade dessas vantagens e entender até que ponto elas são capazes de moldar a estrutura do mercado. Tomando a forma de uma investigação teórica e de um estudo de caso voltado para a empresa gigante de tecnologia Amazon.com, analisa as vantagens específicas obtidas pela empresa e como foram utilizadas para garantir sua posição dominante atual e como se vale de estratégias, até mesmo potencialmente anticompetitivas, para manter e expandir seu poder de mercado. Por fim, associa os resultados obtidos à teoria econômica visando conclusões gerais sobre o caso observado.-
Descrição: dc.descriptionThe existence of competitive advantages specific to pioneering companies in their movements to enter new markets can be decisive for the success of a company. Moreover, after enjoying such advantages, it can later use its conquered dominant position to hinder the entry of other firms. The main objective of the present study is to initiate an analysis of the effectiveness of these advantages and to understand the extent to which they can shape the market structure. Taking the form of a theoretical investigation and a case study focused on the giant technology company Amazon.com, it analyzes the specific advantages obtained by the company and how they were used to guarantee its current dominant position and how it uses strategies, even potentially anti-competitive, to maintain and expand its market power. Finally, it associates the obtained results to the economic theory aiming at general conclusions about the observed case.-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVantagens competitivas-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira jogadora-
Palavras-chave: dc.subjectAmazon.com-
Palavras-chave: dc.subjectVantagem competitiva-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitividade-
Palavras-chave: dc.subjectPioneira-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitive advantages-
Palavras-chave: dc.subjectFirst mover-
Palavras-chave: dc.subjectAmazon.com-
Título: dc.titleAs vantagens de ser o first mover em novos mercados: o caso da Amazon.com-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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