Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, Marisol Barenco de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jader Janer Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Mairce | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Ana Lúcia Adriana Costa e | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Sandra Mara Moraes | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolotto, Nelita | - |
Autor(es): dc.creator | Concencio, Márcia de Souza Menezes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33627 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919766 | - |
Descrição: dc.description | Com o presente trabalho pretendemos compreender os processos de alfabetização das crianças das classes populares, problematizando as orientações teórico-metodológicas no ensino escolar. Nesse intento buscamos realizar um levantamento de fontes teóricas das concepções de alfabetização vigentes, fazendo um estudo sobre as mesmas. Realizamos um movimento de compreensão a uma vivência alfabetizadora proposta a partir da escritura literária do livro “Dezenove”, de Fernanda Carneiro e Marisol Barenco, com crianças entre seis e sete anos, na Escola Municipal Sebastiana Gonçalves Pinho. Com esse movimento, e partindo do pressuposto de que o enunciado é a unidade mínima da língua e que sua criação tem início em uma arquitetônica, ou seja, em um evento esteticamente acabado, compreendemos que é possível pensarmos os processos de alfabetização tomando como base a perspectiva estética da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, e assim afirmarmos a tese de que a atividade estética é um campo fértil para pensarmos os processos de alfabetização. | - |
Descrição: dc.description | With this work we intend to understand the literacy processes of children from the popular classes, problematizing the theoretical-methodological guidelines in school teaching. In this attempt, we sought to carry out a survey of theoretical sources of current concepts of literacy, carrying out a study on them. We carried out a movement of understanding a literacy experience proposed based on the literary writing of the book “Dezenove”, by Fernanda Carneiro and Marisol Barenco, with children between six and seven years old, at the Sebastiana Gonçalves Pinho Municipal School. With this movement, and based on the assumption that the utterance is the minimum unit of the language and that its creation begins in an architectural, that is, in an aesthetically finished event, we understand that it is possible to think about literacy processes taking as a basis the aesthetic perspective of the philosophy of language of Mikhail Bakhtin and his Circle, and thus affirm the thesis that aesthetic activity is a fertile field for thinking about literacy processes. | - |
Descrição: dc.description | 285 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autorias infantis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bakhtin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupo Atos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola municipal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's authors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mikhail Bakhtin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupo Atos | - |
Título: dc.title | "E pra que tem um monte de caracol? Mas só precisava de um": a alfabetização como ato estético | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: