
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Inocêncio, Luana | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pires, Cinthya | - |
| Autor(es): dc.contributor | Castanheira, José Claudio | - |
| Autor(es): dc.creator | Vasconcellos, Leonardo Proença de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35781 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919763 | - |
| Descrição: dc.description | O projeto tem como propósito compreender a influência do TikTok diante da indústria musical, por meio de músicas e artistas que se tornaram virais na plataforma. A análise destaca como o TikTok, enquanto plataforma de compartilhamento de vídeos curtos, tem moldado o panorama musical moderno e contribuído para o fenômeno dos sucessos virais. A plataforma, se aproveita da Geração Z e do paradigma da economia de atenção, onde há um consumo acelerado de conteúdos e uma busca por constantes estímulos que influenciam as preferências musicais. A síndrome do FOMO (Fear of Missing Out) também é examinada, mostrando como o desejo de estar a par das últimas tendências impulsiona o consumo e a viralização de músicas na plataforma. O trabalho traça a evolução do mercado musical, começando com a era dos CDs, passando pelo domínio do streaming e chegando ao impacto do TikTok. Esta trajetória revela como a forma de descoberta e consumo musical tem sido mudada, com o TikTok oferecendo uma nova via para artistas emergentes e redefinindo a maneira como as músicas alcançam sucesso global. | - |
| Descrição: dc.description | This project aims to understand the influence of TikTok on the music industry, through songs and artists that have gone viral on the platform. The analysis highlights how TikTok, as a platform for sharing short videos, has shaped the modern music scene and contributed to the phenomenon of viral hits. The platform takes advantage of Generation Z and the paradigm of the attention economy, where there is an accelerated consumption of content and a search for constant stimuli that influence musical preferences. The FOMO (Fear of Missing Out) syndrome is also examined, showing how the desire to be up to date with the latest trends drives the consumption and viralization of music on the platform. The work traces the evolution of the music market, starting with the era of CDs, passing through the dominance of streaming and arriving at the impact of TikTok. This trajectory reveals how the way music is discovered and consumed has changed, with TikTok offering a new avenue for emerging artists and redefining the way music achieves global success. | - |
| Descrição: dc.description | 63 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TikTok | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústria musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Streaming | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Viralização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia streaming (Telecomunicação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Marketing viral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TikTok | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Music industry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Streaming | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Viralization | - |
| Título: dc.title | Efeito TikTok: um documentário sobre a influência da plataforma nos sucessos musicais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: