
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bello, Enzo | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8039201732135475 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Parola, Guilda | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4983124123537082 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bonan, Anna Cecilia Faron | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2775227936736716 | - |
| Autor(es): dc.creator | Torres, Isabela Garcia de Freitas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35040 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919762 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem por objeto analisar a internet a partir da perspectiva dos Direitos Humanos com enfoque na Sociedade em Rede. As novas tecnologias da informação e comunicação estão totalmente inseridas no contexto da sociedade moderna, alterando economia, política, cultura, educação, comércio e lazer. As novas redes reinventaram a forma de comunicação entre as pessoas, conectando muitos a muitos. Destacam-se as inúmeras recomendações, em âmbito internacional, da ONU, UNESCO e União Europeia no sentido da importância da internet no desenvolvimento nacional e humano. Contudo, cabe analisar que a maior parte da população ainda não se encontra incorporada nesse universo, havendo assim muito excluídos digitalmente e consequentemente, socialmente. Além disso, observar as políticas públicas implantadas pelo Brasil com o objetivo de disseminar o acesso à rede, através da infraestrutura, da alfabetização digital, da diminuição do custo dos serviços e espaços público para a utilização da internet. Metodologicamente, a pesquisa possui perfil qualitativo com viés teórico normativo, sendo usado como técnicas de pesquisa a revisão bibliográfica e análise documental. O referencial teórico concentra-se na teoria dos Direitos Humanos. | - |
| Descrição: dc.description | The present research has the purpose to analyze the internet from the perspective of Human Rights with a focus on Network Society. The new information and communication technologies are fully inserted in the context of modern society, changing economy, politics, culture, education, commerce and leisure. The new networks have reinvented the form of communication between people, connecting many to many. Stand out the numerous recommendations, in the international scope, of the UN, UNESCO and the European Union towards the importance of the internet in national and human development. However, it should be noted that most of the population is not yet incorporated into this universe, Thus being largely digitally excluded and, consequently, socially. In addition, to observe the public policies implemented by Brazil with the intention of disseminating access to the network, through infrastructure, digital literacy, Of the reduction of the cost of services and public spaces for the use of the internet. Methodologically, the research has a qualitative profile with normative theoretical bias, being used as research techniques the bibliographic review and documentary analysis. The theoretical reference is focuses on Human Rights theory. | - |
| Descrição: dc.description | 57 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos (Direito internacional público) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Human Rights | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
| Palavras-chave: dc.subject | digital inclusion | - |
| Título: dc.title | O direito de acesso à internet como nova modalidade de direitos humanos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: