Os livros didáticos de Matemática no contexto dos exames de preparatórios no século XIX

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Autor(es): dc.creatorMOULIN, Adenir Pereira de Araujo-
Autor(es): dc.creatorSOARES, Flávia dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34383-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919758-
Descrição: dc.descriptionEste texto traz alguns apontamentos preliminares de pesquisa de dissertação de mestrado em andamento que tem como foco os Exames preparatórios necessários para o ingresso nas instituições de ensino superior na segunda metade do século XIX, regulamentados a partir da Reforma do Ministro do Império Couto Ferraz, em 1854. Incluídos nos exames para o ingresso nas Faculdades de Medicina, Engenharia e Direito, os conteúdos das cadeiras de Matemática acabaram por se constituir como parte fundamental do currículo do ensino secundário, desde o Império, se configurando como apontam alguns pesquisadores, como o currículo oficial vigente. O Colégio Pedro II tem a sua importância nesse cenário como referência na produção e indicação dos textos escolares como padrão para os conteúdos de matemática cobrados nos Exames Gerais. Nesta direção, este trabalho se propõe a apresentar informações sobre a significativa ampliação da produção dos livros didáticos de matemática, no período mencionado, e sua importância para os Exames Gerais de Preparatórios. Trata-se de uma pesquisa histórica situada no campo da história da educação matemática e tem como principal fonte os livros didáticos, compreendidos como fonte fundamental no estudo da cultura escolar. Como principais resultados percebe-se que os Exames preparatórios das disciplinas de Matemática (Álgebra, Aritmética e Geometria) ajudaram a forjar os conteúdos que foram ao longo do tempo sendo incorporados ao ensino secundário e que os livros didáticos utilizados no Colégio Pedro II foram as principais referências para tal.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSBEM RJ-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExames Gerais de Preparatórios-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Título: dc.titleOs livros didáticos de Matemática no contexto dos exames de preparatórios no século XIX-
Tipo de arquivo: dc.typeAnais de Evento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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