Cinema Novo Brasileiro e Cine Liberación: uma análise de casos a partir dos conceitos de Segundo e Tercer Cines

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Autor(es): dc.contributorQueiroz, André Luis dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1382398449392571-
Autor(es): dc.creatorCosta, Paulo Victor de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33886-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919722-
Descrição: dc.descriptionNo final dos anos 60, dois cineastas argentinos, Fernando Solanas e Octavio Getino, realizaram uma das maiores obras do documentário político da história e exemplo de “cinema militante”: “La Hora de Los Hornos” (1968). Este foi o ponto de partida para que eles desenvolvessem, em meio às suas experiências, o conceito de três modelos cinematográficos em vigência na América Latina, a partir da relação de cada um desses cinemas com o Sistema burguês/capitalista. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar o Cinema Novo brasileiro e o Cine Liberación, da Argentina, sob a perspectiva dos conceitos Segundo Cine e Tercer Cine, aos quais os dois se associam respectivamente. Por fim, se estabelecerá uma análise comparativa entre os dois objetos, pensando suas semelhanças e diferenças.-
Descrição: dc.descriptionIn the late 1960s, two argentine filmmakers, Fernando Solanas and Octavio Getino, produced one of the greatest works of political documentary in history and an example of “militant cinema”: “La Hora de Los Hornos” (1968). This was the starting point for them to develop, in the midst of their experience, the concept of three cinematographic models in force in Latin America, based on the relationship of each of these cinemas with the bourgeois/capitalist system. This work aims to present the New Brazilian Cinema and Cine Liberación, from Argentina, from the perspective of the Second Cinema and Third Cinema concepts, to which the two are associated respectively. Finally, a comparative analysis between the two objects will be established, considering their similarities and differences.-
Descrição: dc.description85 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema novo brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCine liberação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema de autor-
Palavras-chave: dc.subjectCinema militante-
Palavras-chave: dc.subjectTerceiro cine-
Palavras-chave: dc.subjectCinema novo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectArgentina-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário (Cinema)-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian new cinema-
Palavras-chave: dc.subjectCine liberación-
Palavras-chave: dc.subjectAuteur cinema-
Palavras-chave: dc.subjectMilitant cinema-
Palavras-chave: dc.subjectThird Cinema-
Título: dc.titleCinema Novo Brasileiro e Cine Liberación: uma análise de casos a partir dos conceitos de Segundo e Tercer Cines-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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