Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queiroz, André Luis dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1382398449392571 | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Paulo Victor de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33886 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919722 | - |
Descrição: dc.description | No final dos anos 60, dois cineastas argentinos, Fernando Solanas e Octavio Getino, realizaram uma das maiores obras do documentário político da história e exemplo de “cinema militante”: “La Hora de Los Hornos” (1968). Este foi o ponto de partida para que eles desenvolvessem, em meio às suas experiências, o conceito de três modelos cinematográficos em vigência na América Latina, a partir da relação de cada um desses cinemas com o Sistema burguês/capitalista. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar o Cinema Novo brasileiro e o Cine Liberación, da Argentina, sob a perspectiva dos conceitos Segundo Cine e Tercer Cine, aos quais os dois se associam respectivamente. Por fim, se estabelecerá uma análise comparativa entre os dois objetos, pensando suas semelhanças e diferenças. | - |
Descrição: dc.description | In the late 1960s, two argentine filmmakers, Fernando Solanas and Octavio Getino, produced one of the greatest works of political documentary in history and an example of “militant cinema”: “La Hora de Los Hornos” (1968). This was the starting point for them to develop, in the midst of their experience, the concept of three cinematographic models in force in Latin America, based on the relationship of each of these cinemas with the bourgeois/capitalist system. This work aims to present the New Brazilian Cinema and Cine Liberación, from Argentina, from the perspective of the Second Cinema and Third Cinema concepts, to which the two are associated respectively. Finally, a comparative analysis between the two objects will be established, considering their similarities and differences. | - |
Descrição: dc.description | 85 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema novo brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cine liberação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema de autor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema militante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terceiro cine | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema novo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argentina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário (Cinema) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian new cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cine liberación | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auteur cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Militant cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Third Cinema | - |
Título: dc.title | Cinema Novo Brasileiro e Cine Liberación: uma análise de casos a partir dos conceitos de Segundo e Tercer Cines | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: