Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Feijó, Carmem Aparecida do Valle Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9040659895653917 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lamônica, Marcos Tostes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2037440454332124 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Adriano Vilela | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4470071233703658 | - |
Autor(es): dc.contributor | Denise Lobato, Gentil | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0387123116623256 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bruno, Miguel Antônio Pinho | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7123495249430722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9153876448068773 | - |
Autor(es): dc.creator | Brandão, Vinicius Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35113 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919721 | - |
Descrição: dc.description | A partir do abandono das políticas de caráter keynesiano na década de 1970, as políticas de cunho neoliberal, com desregulamentação dos mercados e privatizações, preconizam a redução da participação do Estado na economia, e consequentemente dos investimentos públicos. No Brasil, a prioridade da política econômica passa a ser o ajuste fiscal para geração de superávit primário, política institucionalizada a partir do tripé macroeconômico em 1999. A partir da década de 1980 com o avanço das políticas neoliberais visando a redução do tamanho do Estado na economia, verifica-se maior instabilidade e deterioração no mercado de trabalho brasileiro, bem como queda substancial do nível de investimento, um dos principais determinantes para a geração de emprego. Com a implementação de políticas de restrição fiscal, abandona-se a função do investimento público como uma forma de impulsionar a economia, sobretudo em momentos de recessão econômica, nos quais há ausência do investimento privado devido à falta de expectativa de aumento da demanda nos períodos seguintes. Portanto, o primeiro artigo desta tese apresenta que essa gestão macroeconômica centrada na restrição fiscal para geração de superávits contribui para uma deterioração no mercado de trabalho, bem como contribui para que as recessões econômicas se prolonguem. A manutenção do desemprego em patamares elevados ao redor do mundo, especialmente no Brasil a partir da segunda metade da década de 2010 traz à tona a necessidade de aprofundar o debate acerca de políticas econômicas para criação de empregos. Ainda nesse contexto, está a piora das condições de trabalho com a propagação dos empregos a partir de aplicativos de rede e por tempo parcial, além de políticas para o mercado de trabalho voltadas à redução dos custos do trabalho como forma de aumentar o investimento privado. Dessa forma, no segundo artigo busca-se apresentar as bases fundamentais do Programa Job Guarantee, idealizado por Hyman Minsky, que coloca o Estado como empregador de última instância com a finalidade de eliminar o desemprego involuntário. Além disso, torna-se necessário analisar a viabilidade de um programa garantidor de empregos para o Brasil e como esse programa seria inserido frente às características do mercado de trabalho brasileiro. Para além do Job Guarantee, outras políticas procuram também contribuir para melhorar o funcionamento do mercado de trabalho através da criação de empregos como objetivo principal; essas propostas vão desde estratégias de desenvolvimento local até a criação de Instituições Nacionais de planejamento econômico, que seriam responsáveis pela coordenação das políticas econômicas para alcançar esse objetivo. A contribuição do terceiro artigo é propor, a partir de uma análise de experiências práticas de desenvolvimento local, uma classificação de políticas de emprego, alinhadas com o pensamento de Keynes. Neste sentido o artigo analisa desde a proposta de planejamento econômico com a meta de pleno emprego, sendo o Job Guarantee um dos instrumentos de política, como também políticas de desenvolvimento local e políticas complementares de subsídios às contribuições sociais das empresas. | - |
Descrição: dc.description | Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro | - |
Descrição: dc.description | From the abandonment of Keynesian policies in the 1970s, neoliberal policies, with market deregulation and privatization, advocate the reduction of the State's participation in the economy, and consequently of public investments. In Brazil, the priority of economic policy becomes fiscal adjustment to generate a primary surplus, a policy institutionalized from the macroeconomic tripod in 1999. From the 1980s onwards, with the advance of neoliberal policies aimed at reducing the size of the State in economy, there is greater instability and deterioration in the Brazilian labor market, as well as a substantial drop in the level of investment, one of the main determinants for job creation. With the implementation of fiscal restriction policies, the role of public investment as a way to boost the economy is abandoned, especially in times of economic recession, in which there is an absence of private investment due to the lack of expectation of increased demand in the periods following. Therefore, the first article of this thesis shows that this macroeconomic management centered on fiscal restrictions to generate surpluses contributes to a deterioration in the labor market, as well as contributing to the prolonged economic recessions. The maintenance of unemployment at high levels around the world, especially in Brazil from the second half of the 2010s onwards, brings to the fore the need to deepen the debate on economic policies for job creation. Still in this context, there is the worsening of working conditions with the spread of jobs from network applications and part-time, as well as policies for the labor market aimed at reducing labor costs as a way of increasing private investment. Thus, the second article seeks to present the fundamental bases of the Job Guarantee Program, idealized by Hyman Minsky, which places the State as an employer of last resort with the aim of eliminating involuntary unemployment. In addition, it is necessary to analyze the feasibility of a job guarantee program for Brazil and how this program would be inserted in view of the characteristics of the Brazilian labor market. In addition to the Job Guarantee, other policies also seek to contribute to improving the functioning of the labor market through job creation as a main objective; these proposals range from local development strategies to the creation of National Institutions of economic planning, which would be responsible for coordinating economic policies to achieve this objective. The contribution of the third article is to propose, based on an analysis of practical experiences of local development, a classification of employment policies, in line with Keynes' thinking. In this sense, the article analyzes from the proposal of economic planning with the goal of full employment, with the Job Guarantee being one of the policy instruments, as well as local development policies and complementary policies of subsidies to the social contributions of companies. | - |
Descrição: dc.description | 132 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desemprego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Macroeconomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Job Guarantee | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desemprego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Macroeconomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Garantia de emprego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor market | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unemployment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Macroeconomics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Job guarantee | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian economy | - |
Título: dc.title | Macroeconomia sob financeirização: a viabilidade do programa Job Guarantee no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: