O ensino de Ciências nas escolas públicas do município de Miracema-RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiranda, Jean Carlos-
Autor(es): dc.creatorTancredo, Paulo Cesar Jesoé-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34763-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919717-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo a obtenção de dados acerca do ensino de Ciências e Biologia no município de Miracema-RJ, a fim de conhecer as condições de trabalho e os principais problemas presentes no cotidiano dos docentes. Para tal, foi elaborado um questionário, tendo como público-alvo 13 docentes de Ciências e Biologia que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da rede pública municipal e estadual, a fim de coletar dados que possibilitem: (i) delinear o perfil dos docentes de Ciências e Biologia que atuam em escolas públicas do município; (ii) conhecer e analisar a estrutura física das escolas do município e recursos didáticos disponíveis para utilização no ensino de Ciências e Biologia e (iii) detectar os problemas e desafios enfrentados pelos docentes que ministram aulas de Ciências e Biologia, no município. A presente pesquisa evidenciou a ocorrência de diversos problemas relacionados ao ensino de Ciências e Biologia. Os dados obtidos podem ser importantes para a tomada de decisões com vistas à solução dos problemas elencados e promoção da melhoria das condições de trabalho docente nas disciplinas de Ciências e Biologia.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to obtain data about the teaching of Science and Biology in the municipality of Miracema-RJ, in order to learn about working conditions and the main problems present in the daily teacher’s lives. To this end, a questionnaire was developed, targeting 13 Science and Biology teachers who work in the final years of elementary school and in high school in the municipal and state public schools, in order to collect data that make it possible to: (i) outline the profile of Science and Biology teachers who work in public schools in the city; (ii) to know and analyze the physical structure as schools in the municipality and didactic resources available for use in the teaching of Science and Biology and (iii) to detect the problems and challenges faced by teachers who teach Science and Biology classes in the municipality. This research showed the occurrence of several problems related to the teaching of Science and Biology. The collected data can be important for decision-making in order to solving the listed problems and promoting the improvement of teaching working conditions in the disciplines of Science and Biology-
Descrição: dc.description56 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Pública-
Palavras-chave: dc.subjectScience Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBiology Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPublic School-
Título: dc.titleO ensino de Ciências nas escolas públicas do município de Miracema-RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.