
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gomes, Laura Graziela Figueiredo Fernandes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Godoy, Karla Estelita | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paves, Patrícia Pereira | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4447602242818044 | - |
| Autor(es): dc.creator | Castro, Diogo Rodrigues de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:40:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:40:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34068 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919702 | - |
| Descrição: dc.description | Essa dissertação deriva de uma pesquisa etnográfica realizada no ambiente virtual do jogo Fortnite e em um servidor específico do Discord. Fortnite, desenvolvido pela Epic Games, é um jogo em terceira pessoa com uma dinâmica de consumo focada no comércio de skins, que são elementos visuais para personalizar os avatares dos jogadores. Em paralelo, o Discord é uma plataforma de comunicação que permite aos jogadores criar servidores dedicados aos jogos que praticam. Nestes servidores, formam-se comunidades na quais os participantes trocam experiências e perspectivas de forma dialógica. Neste contexto, a pesquisa investiga o uso e a percepção das skins dentro de Fortnite. A análise se concentra nas relações entre os jogadores e seus avatares, observando como as escolhas de skins e o cuidado com o avatar influenciam a autorrepresentação dos jogadores. Tal relação conduz à emergência de uma figura referida como "Estranho" (Gomes, 2020). Esse avatar, influenciado pelas decisões e sentimentos dos jogadores, manifesta aspectos subjetivos que se traduzem nos itens de seus inventários, atuando como uma extensão representativa do jogador no mundo virtual. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation stems from an ethnographic research conducted within the virtual environment of the game Fortnite and on a specific Discord server. Fortnite, developed by Epic Games, is a third-person game with a consumption dynamic centered on the trade of skins, which are visual elements used to customize player avatars. Parallelly, Discord is a communication platform that allows players to establish dedicated servers for the games they engage in. Within these servers, communities are formed where participants exchange experiences and perspectives in a dialogical manner. In this context, the research delves into the use and perception of skins within Fortnite. The analysis focuses on the relationships between players and their avatars, examining how skin choices and care towards the avatar influence the players' selfrepresentation. This relationship leads to the emergence of a figure referred to as the "Stranger" (Gomes, 2020). This avatar, shaped by the decisions and feelings of the players, exhibits subjective aspects reflected in the items of their inventories, acting as a representative extension of the player in the virtual world. | - |
| Descrição: dc.description | 113 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fortnite | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autorrepresentação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Singularização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avatar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa antropológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fortnite | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Self-representation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Singularization | - |
| Título: dc.title | Os estranhos como eu: uma análise antropológica sobre o consumo em Fortnite | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: