Os estranhos como eu: uma análise antropológica sobre o consumo em Fortnite

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Laura Graziela Figueiredo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorGodoy, Karla Estelita-
Autor(es): dc.contributorPaves, Patrícia Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4447602242818044-
Autor(es): dc.creatorCastro, Diogo Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:40:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:40:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34068-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919702-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação deriva de uma pesquisa etnográfica realizada no ambiente virtual do jogo Fortnite e em um servidor específico do Discord. Fortnite, desenvolvido pela Epic Games, é um jogo em terceira pessoa com uma dinâmica de consumo focada no comércio de skins, que são elementos visuais para personalizar os avatares dos jogadores. Em paralelo, o Discord é uma plataforma de comunicação que permite aos jogadores criar servidores dedicados aos jogos que praticam. Nestes servidores, formam-se comunidades na quais os participantes trocam experiências e perspectivas de forma dialógica. Neste contexto, a pesquisa investiga o uso e a percepção das skins dentro de Fortnite. A análise se concentra nas relações entre os jogadores e seus avatares, observando como as escolhas de skins e o cuidado com o avatar influenciam a autorrepresentação dos jogadores. Tal relação conduz à emergência de uma figura referida como "Estranho" (Gomes, 2020). Esse avatar, influenciado pelas decisões e sentimentos dos jogadores, manifesta aspectos subjetivos que se traduzem nos itens de seus inventários, atuando como uma extensão representativa do jogador no mundo virtual.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation stems from an ethnographic research conducted within the virtual environment of the game Fortnite and on a specific Discord server. Fortnite, developed by Epic Games, is a third-person game with a consumption dynamic centered on the trade of skins, which are visual elements used to customize player avatars. Parallelly, Discord is a communication platform that allows players to establish dedicated servers for the games they engage in. Within these servers, communities are formed where participants exchange experiences and perspectives in a dialogical manner. In this context, the research delves into the use and perception of skins within Fortnite. The analysis focuses on the relationships between players and their avatars, examining how skin choices and care towards the avatar influence the players' selfrepresentation. This relationship leads to the emergence of a figure referred to as the "Stranger" (Gomes, 2020). This avatar, shaped by the decisions and feelings of the players, exhibits subjective aspects reflected in the items of their inventories, acting as a representative extension of the player in the virtual world.-
Descrição: dc.description113 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFortnite-
Palavras-chave: dc.subjectAutorrepresentação-
Palavras-chave: dc.subjectSingularização-
Palavras-chave: dc.subjectAvatar-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa antropológica-
Palavras-chave: dc.subjectFortnite-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-representation-
Palavras-chave: dc.subjectSingularization-
Título: dc.titleOs estranhos como eu: uma análise antropológica sobre o consumo em Fortnite-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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